Por: Ane Caroline Janiro
Sim, há diferença entre uma sessão de Psicoterapia e uma saída com os amigos para tomar uma cervejinha e desabafar sobre a vida. Embora seja muito prazerosa também esta segunda opção, ela nos traz um alívio momentâneo, o que deve ser diferenciada da Psicoterapia, considerada como um processo. Um dos principais pontos é que o Psicólogo em sua prática não dirá “o que você deve fazer”. Primeiro, porque isso pode ser levado como uma regra pelo paciente e segundo, porque o Psicólogo, ao invés de “dar uma receita de bolo” ou uma “solução mágica”, deverá levar o próprio paciente a buscar soluções e alternativas para lidar com a situação.
Embora exista dias em que o paciente precisará desabafar seus problemas e o Psicólogo irá ouvir muito mais do que falar, a terapia como um todo, não se limita somente a esses momentos. O objetivo principal da psicoterapia é estimular a autonomia, fazer com que a pessoa, cada vez mais, consiga entender e lidar com seus próprios conflitos. Por isso, muitas vezes o terapeuta fará intervenções no sentido de reverter a sua situação atual, de fazer o paciente observar outros pontos de vista e fazer com que ele encontre em si mesmo respostas que não estava encontrando.
Aí você pode se questionar: Por que vou procurar um Psicólogo para contar meus problemas, se eu tenho amigos, que além de me ouvirem e me aconselharem, não cobram nada por isso? – Já ouvi isso muitas e muitas vezes, desde que entrei para a faculdade. A resposta é simples: Porque o seu amigo (ou mãe, irmã, parente, etc) não possui as “ferramentas” adequadas para lidar com todo o conteúdo que você irá “despejar” sobre ele. Há um limite para o “aconselhamento” do seu amigo, o limite é justamente não dispor de paciência, técnica e imparcialidade, pois muitas vezes os conselhos recebidos refletem a realidade do seu amigo (o que ele faria se estivesse em seu lugar), e não a sua realidade.
É por isso que muitas vezes, uma pessoa com indícios de depressão, por exemplo, é aconselhada por amigos ou família com dizeres como: “Mas olhe ao seu redor, você tem uma casa, uma família linda, um bom emprego, não tem motivos para ficar assim.”, ou “Tem tanta gente com problemas piores que o seu, sua vida é tão boa!” Isso ocorre porque seu amigo não tem bagagem técnica suficiente para interpretar seus problemas levando em conta a sua individualidade, seu contexto particular.
Portanto, Psicoterapia não se limita apenas a um bate papo, uma conversa cheia de conselhos. O psicólogo deixará de lado os julgamentos e levará em conta inúmeros aspectos da história, do momento atual, da personalidade do paciente, entre muitos outros fatores.
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, Fundadora e Administradora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Adorei!
CurtirCurtir
Obrigada!! ;)
CurtirCurtir
a psicóloga tem as ferramentas para atender os diferentes casos de comportamento psico-social. Uma conversa de bar arreaga com alcool com serteza não é o caminho. A pessoa que defende essa tese, deve estar num circulo vicioso, viciada no circulo. prof waldir Diretor de Educação especial.
CurtirCurtir
Obrigada pela contribuição, Waldir! Abraços!!
CurtirCurtir
Ameiiiiiii,a matéria todas muito bem explicada,parabénsssss
CurtirCurtir
Obrigada, Jacinta! Abraços!!
CurtirCurtir
Janirooo, arrasou!!! É exatamente isso. Trabalhei com você na Page … Como estão as coisas? grande bjs
CurtirCurtir
Não concordo com esse texto , me desculpe , creio que se você não conseguiu achar uma solução para o seu problema , não é o psicologo que vai te arrumar uma , mesmo porque você é a pessoa que mais tem conhecimento de seus problemas , e todo ser humano dispõe de um tanto de inteligencia considerável para saber solucionar os próprios problemas , creio que um problema que a própria pessoa não ache uma solução em grande parte das vezes não seja solucionável , as vezes eu posso estar por exemplo , triste porque meu cachorro morreu , o psicologo vai trazer ele de volta ? , não né , então a situação final é a mesma , provavelmente sua família lhe confortaria em um momento desses porém , se você continuasse triste , ou depressivo , não vejo nenhum meio do psicólogo melhorar sua situação , problemas que muitos dizem que foram resolvidos com ajuda psicológica seriam resolvidos pelo próprio tempo.
CurtirCurtir
Olá Renan, obrigada pela sua contribuição. Na verdade, nenhum psicólogo “resolve” o problema de ninguém, este não é o papel do psicólogo. Não existem fórmulas mágicas, nem vara de condão ou um remédio que simplesmente faça com que seus problemas sumam. O papel do psicólogo em psicoterapia é auxiliar no autoconhecimento, auxiliar para que o próprio indivíduo veja formas de lidar com os conflitos pelos quais ele passa. Se seu cachorro morreu, por exemplo, e você está triste por conta disso, o psicólogo realmente não irá trazer o animalzinho de volta, mas ele irá ajudá-lo a ver pontos de vista a respeito do ocorrido para que você mesmo lide com a situação. Se você mesmo (sozinho, como disse), não consegue encontrar soluções para o seu problema, isso não quer dizer que o problema é insolúvel, isso pode significar apenas que você não está conseguindo olhar outros fatores, outros pontos de vista além daqueles que te impedem de seguir em frente e esta é a função da psicoterapia. Buscar ajuda de um profissional para descobrir mais sobre si mesmo não significa falta de inteligência, pelo contrário, significa estar disposto a conhecer tudo aquilo que nós mesmos não conseguimos compreender em nós.
Grande abraço!
CurtirCurtir
Muito boa matéria, eu mesma já falei isso!! Felizmente resolvi “ver” a diferença de amigos e terapia!
CurtirCurtir
Obrigada por comentar, Valdete!! Continue nos acompanhando por aqui e pelas redes sociais!!Abraços!!
CurtirCurtir
Parabens texto ótimo, os profissionais da área tem que exigir o respeito. Vocês têm uma grande responsabilidade social trabalham em vários setores da sociedade e assistem particularmente. Na sua maioria fazem a diferença, eu já precisei e enquanto ouvi conselhos de esperar que iria passar sofri muito, quando sozinha busquei ajuda, consegui me reerguer não foi rápido, mas consegui. Gosto muito de Padre Marcelo, mas ele foi extremamente infeliz na sua colocação.
CurtirCurtir
Parabéns
CurtirCurtir
Excelente explicação! amo fazer terapia!
CurtirCurtir
Que bom que gostou, France! Terapia realmente nos faz muito bem!
Um abraço e obrigada por comentar.
CurtirCurtir