18 comentários em “Por que procurar um Psicólogo se eu tenho amigos? – Entenda a diferença entre a Psicoterapia e os “conselhos” dos amigos e família.”

  1. Não concordo com esse texto , me desculpe , creio que se você não conseguiu achar uma solução para o seu problema , não é o psicologo que vai te arrumar uma , mesmo porque você é a pessoa que mais tem conhecimento de seus problemas , e todo ser humano dispõe de um tanto de inteligencia considerável para saber solucionar os próprios problemas , creio que um problema que a própria pessoa não ache uma solução em grande parte das vezes não seja solucionável , as vezes eu posso estar por exemplo , triste porque meu cachorro morreu , o psicologo vai trazer ele de volta ? , não né , então a situação final é a mesma , provavelmente sua família lhe confortaria em um momento desses porém , se você continuasse triste , ou depressivo , não vejo nenhum meio do psicólogo melhorar sua situação , problemas que muitos dizem que foram resolvidos com ajuda psicológica seriam resolvidos pelo próprio tempo.

    Curtir

    1. Olá Renan, obrigada pela sua contribuição. Na verdade, nenhum psicólogo “resolve” o problema de ninguém, este não é o papel do psicólogo. Não existem fórmulas mágicas, nem vara de condão ou um remédio que simplesmente faça com que seus problemas sumam. O papel do psicólogo em psicoterapia é auxiliar no autoconhecimento, auxiliar para que o próprio indivíduo veja formas de lidar com os conflitos pelos quais ele passa. Se seu cachorro morreu, por exemplo, e você está triste por conta disso, o psicólogo realmente não irá trazer o animalzinho de volta, mas ele irá ajudá-lo a ver pontos de vista a respeito do ocorrido para que você mesmo lide com a situação. Se você mesmo (sozinho, como disse), não consegue encontrar soluções para o seu problema, isso não quer dizer que o problema é insolúvel, isso pode significar apenas que você não está conseguindo olhar outros fatores, outros pontos de vista além daqueles que te impedem de seguir em frente e esta é a função da psicoterapia. Buscar ajuda de um profissional para descobrir mais sobre si mesmo não significa falta de inteligência, pelo contrário, significa estar disposto a conhecer tudo aquilo que nós mesmos não conseguimos compreender em nós.
      Grande abraço!

      Curtir

  2. Parabens texto ótimo, os profissionais da área tem que exigir o respeito. Vocês têm uma grande responsabilidade social trabalham em vários setores da sociedade e assistem particularmente. Na sua maioria fazem a diferença, eu já precisei e enquanto ouvi conselhos de esperar que iria passar sofri muito, quando sozinha busquei ajuda, consegui me reerguer não foi rápido, mas consegui. Gosto muito de Padre Marcelo, mas ele foi extremamente infeliz na sua colocação.

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s