E QUANDO A GRAVIDEZ DEMORA A ACONTECER? – Conheça 5 alternativas para tornar o processo mais tranquilo.


quando-procurar-um-medico Por: Ane Caroline Janiro

O ser humano é um ser que planeja, sonha, cria objetivos. Vivemos sempre em busca de concretizar estes planos e etapas da vida. Ter filhos é uma das etapas que, em geral, consideramos como natural do curso da nossa existência e em alguns casos, ser mãe ou pai é algo extremamente especial, pois é uma etapa que foi fortemente idealizada. Porém, assim como em outras metas pelas quais esperamos muito que sejam concretizadas (um casamento, um bom emprego, a compra de uma casa, uma viagem muito esperada), a gravidez vem acompanhada de uma grande carga de expectativa. E assim como os demais planos que fazemos em nossa vida, pode ser que a gravidez demore mais do que o esperado para se concretizar, o que pode acarretar em frustração e uma dose maior ainda de ansiedade.

A ansiedade é um dos principais inimigos de quem tenta engravidar. É por isso que não é raro ver casos em que, somente quando se desiste das tentativas frenéticas de engravidar é que realmente se engravida de fato. Como já foi citado acima, uma dose de expectativa e ansiedade é comum diante de qualquer situação pela qual se espera muito, mas quando isso começa a atrapalhar os planos, é hora de buscar alternativas para se acalmar e diminuir a ansiedade. Há muitos estudos que falam da relação da ansiedade com as tentativas de engravidar, mas ainda nada comprovado. O que se acredita resumidamente, porém, é que os níveis de estresse geram uma quantidade alta de adrenalina, impedindo o sucesso da fecundação. Busque formas de diminuir a ansiedade!

Vamos listar aqui 5 alternativas para driblar a ansiedade e tornar este processo mais tranquilo:

1 – Diminua as preocupações e reduza o estresse;
Uma cabeça cheia de preocupações atrapalha sua vida e sua saúde como um todo, não só o processo de engravidar. Por isso, organize-se! Use uma agenda para anotar suas tarefas e compromissos diários, assim você desocupa espaço em sua mente. Preocupe-se menos com aquilo que não está sob o seu controle. Nem sempre é fácil conseguir lidar com isso, neste caso uma psicoterapia específica para este fim e para o processo de tentar engravidar pode ser uma grande aliada.

2 – Faça atividades físicas;
Os exercícios físicos de forma regular ajudam na liberação de endorfina, que é responsável em nosso organismo pelo aumento da disposição e redução do estresse. Além disso, você pode tentar encontrar uma atividade física que lhe dê prazer e tornar isso um hobby, o que também lhe ajudará a se distrair e diminuir a ansiedade.

3 – Tenha uma alimentação equilibrada;
Neste caso uma ajuda nutricional especializada pode ajudar, mas basicamente, manter uma alimentação saudável ajuda a manter seus índices hormonais trabalhando bem e fará com que você se sinta mais disposta. Alguns alimentos específicos reduzem os níveis de estresse e ansiedade, como: Proteínas magras (leite semi ou desnatado, ovos, queijos magros), frutas cítricas, carboidratos integrais (cereais, farinha integral, arroz integral), carnes magras e brancas, peixes e frutos do mar. A dica então é que, além da suplementação necessária para uma mulher em tentativa de engravidar, uma alimentação equilibrada conta e muito.

4 – Tirar o foco das tentativas de se engravidar da relação do casal;
Muitas vezes desejamos tanto, mas tanto engravidar, que pensamos nisso quase 24 horas por dia, nossa mente gira em torno disso. Até mesmo a relação do casal passa a ser baseada na tentativa de ter filhos. A mulher espera ansiosamente pelo dia da ovulação, segue à risca todos os passos e praticamente passa a ver o parceiro não como um companheiro, mas como um ser reprodutor, cujo único papel é fornecer o espermatozoide para fecundar seu óvulo. Não é necessária uma análise muito extensa para constatar que, além de prejudicar a relação do casal, isso dificulta o sucesso da concepção, como falamos acima, já que a carga de adrenalina durante a relação sexual é muito grande. Portanto, tire um pouco o foco, aproveite mais suas relações sexuais com seu parceiro, relaxe mais, torne este momento mais agradável e menos tenso.

5 – Converse com outras pessoas que também tiveram dificuldades para engravidar;
É claro que você que tenta engravidar há um certo tempo já deve ter ouvido inúmeros conselhos e dicas daquela tia, prima, da sua mãe, da sua sogra, da sua amiga que teve três filhos seguidos. Muitos palpites vindos de diferentes fontes podem te deixar mais confusa e, em determinado grau, até mais frustrada, principalmente quando as pessoas não conseguem compreender muito bem a sua dificuldade em engravidar quando elas conseguiram este feito com certa facilidade. Tentar conversar com mulheres que já passaram pelo mesmo problema que você, pode ser muito útil, isto porque você poderá se sentir compreendida, poderá compartilhar suas experiências com quem já passou por isso e poderá enxergar que foi possível para outras mulheres superar esta etapa difícil e isto lhe dará mais forças para continuar tentando. Além destas 5 dicas, mantenha sempre seus exames ginecológicos em dia e, é claro, os exames de seu parceiro também.

E muito importante: culpe-se menos! O sentimento de culpa só te atrapalha, além de também gerar um estresse desnecessário. Relaxe e pense que a gravidez virá no momento certo em sua vida e não se deixe levar tanto pelas pressões sociais. Boa sorte!

OBS.: Todo o conteúdo desta e de outras publicações deste site tem função informativa e não terapêutica.

***

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora deste blog.
CRP: 06/119556

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s