Por: Ane Caroline Janiro
Palestra para a TED, de Susan Cain, relacionada ao seu livro de mesmo nome (“O Poder dos Quietos”), fala de como nossa sociedade moderna subestima e desvaloriza as habilidades das pessoas introvertidas. A exigência é que as pessoas sejam cada vez mais extrovertidas, que façam contatos, sejam comunicativas e, mesmo que não tenham estes traços em sua natureza, que se forcem a ser assim para se adequarem às exigências do mercado de trabalho e de nossa cultura. Cain nos mostra, por outro lado, os motivos pelos quais precisamos dos quietos. Dos contemplativos. Dos introvertidos.
Susan Cain é escritora, consultora empresarial e é formada em Direito pela Universidade de Princeton, com doutorado pela Harvard Law School.
“Eu poderia lhes contar mais 50 histórias parecidas de todas as vezes que eu tive noção que, de alguma forma, a minha maneira de ser silenciosa e introvertida não era necessariamente a certa a ter, que deveria tentar ser mais extrovertida. Sempre senti no meu âmago que isto estava errado e que os introvertidos eram excelentes como eram. (…) E sempre ia a bares cheios quando o que queria realmente era um jantar simpático com amigos.” Cain
Confira o vídeo:
—
OBS.: Todo o conteúdo desta e de outras publicações deste site tem função informativa e não terapêutica.
***
Gostou deste conteúdo?
Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora deste blog.
CRP: 06/119556
quem é essa suzan …autora do livro o poder dos quietos???
CurtirCurtir
Isso mesmo, Monica.
CurtirCurtir