Inclusão Psicologia Acessível apoia

14 Afirmações sobre a Síndrome de Down – Mitos e Verdades

Neste 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, é importante lutarmos para desmistificar certas crenças a respeito deste assunto.

Neste 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, é importante lutarmos para desmistificar certas crenças a respeito deste assunto. A data (21/03) faz referência aos três cromossomos de número 21 que caracterizam a Síndrome (explicaremos logo abaixo). Foi o geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra quem sugeriu que esta data fosse dedicada à causa e, em 2012, por iniciativa do Brasil, a ONU reconheceu a celebração em seu calendário oficial.

A Fundação Síndrome de Down descreve em seu site algumas afirmações e explica quais são realidade e quais são mito. Veja:

  1. Síndrome de Down é uma doença – Mito ou verdade?

Mito. A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais (o par 21). Por isso também é chamada de comotrissomia 21. Não deve ser tratada como doença, é preciso olhar para as pessoas além das características da Síndrome.

  1. Síndrome de Down tem cura – Mito ou verdade?

Mito. “A Síndrome de Down não é uma lesão ou doença crônica que através de intervenção cirúrgica, tratamento ou qualquer outro procedimento possa se modificar”.

  1. Pessoas com Síndrome de Down podem falar – Mito ou verdade?

Verdade. As pessoas com Síndrome de Down não apresentam barreiras para acessar o código da linguagem, sendo assim, todas as crianças (se não apresentam outros tipos de comprometimentos), podem falar.

  1. As pessoas com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem – Mito ou verdade?

Verdade. Ao longo da infância e com o surgimento das primeiras palavras e frases, pode-se observar certo atraso no desenvolvimento da linguagem e também dificuldade articulatória para emitir determinados sons. Os fatores, porém, que irão determinar quando e como uma criança começará a falar são muitos, como: estimulação, características de cada indivíduo, entre outros.

  1. Pessoas com Síndrome de Down podem andar – Mito ou verdade?

Verdade. Entretanto, pode-se observar também certo atraso no desenvolvimento motor em relação à maioria das crianças.

  1. Pessoas com Síndrome de Down são agressivas – Mito ou verdade?

Mito. Assim como todas as outras pessoas, o temperamento e comportamento são influenciado por diversos fatores, como ambiente familiar, meio em que vive e frequenta, acontecimentos vivenciados, personalidade, entre outros.

  1. Pessoas com Síndrome de Down são carinhosas – Mito ou verdade?

Mito. Segue o mesmo pressuposto da questão acima. Além do que, muitas pessoas acreditam que os indivíduos com Síndrome de Down são extremamente carinhosos pelo fato de associa-los às crianças, infantilizando-os e mantendo-os em uma “eterna infância”.

  1. Pessoas com Síndrome de Down tem a sexualidade mais aflorada – Mito ou verdade?

Mito. O que acontece é que em muitos casos, as pessoas com Síndrome de Down não recebem orientação sexual adequada, tendo sua sexualidade reprimida e algumas vezes ocasionando comportamentos considerados inapropriados. A sexualidade de quem tem Síndrome de Down, porém, é exatamente igual à de todas as outras pessoas.

  1. Pessoas com Síndrome de Down podem adoecer mais – Mito ou verdade?

Verdade. Por conta de uma resistência imunológica mais baixa, as crianças com Síndrome de Down, especialmente nos primeiros anos de vida, podem ser mais suscetíveis a infecções, principalmente no sistema respiratório e digestivo. Com o passar dos anos e com o crescimento da criança, esta propensão diminui.

  1. Pessoas com Síndrome de Down podem trabalhar – Mito ou verdade?

Verdade. Assim como para todas as pessoas, o trabalho faz parte da formação da identidade adulta, por isso, quem tem Síndrome de Down pode e deve trabalhar.

  1. Pessoas com Síndrome de Down devem frequentar escola especial – Mito ou verdade?

Mito. As pessoas com Síndrome de Down tem direito de participação em todos os âmbitos da sociedade e a escola é a representação da sociedade em geral. Assim, devem estar incluídas na rede regular de ensino e esta deve estar preparada para tal.

  1. Existe uma idade ideal para a criança com Síndrome de Down entrar para a escola – Mito ou verdade?

Mito. “A criança deve entrar na escola quando for conveniente para ela e para sua família.”

  1. Pessoas com Síndrome de Down podem praticar esporte – Mito ou verdade?

Verdade. As atividades físicas são essenciais para o bem estar físico e emocional, não só das pessoas com Síndrome de Down, mas para todos. Pode ser realizada onde for mais conveniente para a pessoa (academia, parques, etc) e sempre com uma avaliação física prévia, assim como deve ser para todos.

  1. As pessoas com Síndrome de Down só se comunicam através da fala – Mito ou verdade?

Mito. A comunicação ocorre normalmente através de gestos, expressões faciais e corporais, choro e escrita, além da fala. “Para haver comunicação é necessário estar numa relação onde seu desejo é reconhecido e respeitado”.

Fonte: Fundação Síndrome de Down


Gostou deste conteúdo?

Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora deste blog.
CRP: 06/119556

5 comentários

  1. Boa noite !!!
    Ane meu nome é Rafaela , e atualmente faço faculdade de administração em minha cidade , atualmente estou desenvolvendo o meu TCC , e minha abordagem será referente as pessoas portadoras de sindrome de down , pois estou levantando a bandeira do porque está pessoas são “excluídas das organizações ” .
    Por que não os vemos como gerentes , ou ate mesmo CEOS , se são tão capazes quanto qualquer outra pessoa .

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s