Aprendizagem Psicologia e Crianças Psicologia Escolar e Educacional

Método Montessori – Outro olhar sobre ensino e aprendizagem

Na verdade, este método engloba um conjunto de práticas, materiais didáticos, teorias e mais do que isso, seu principal conceito é que a educação seja desenvolvida com base na evolução da criança e não o contrário.

Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

O Método foi fundado pela médica italiana Maria Montessori, que defendia que a criança tem por si só a capacidade de aprender, basta que lhe sejam dadas ferramentas para isso. É uma filosofia de autoeducação através da cultura, reconhecimento de responsabilidades e liberação das potencialidades do ser humano. O processo de ensino e aprendizagem abrange então da gestante ao bebê, da criança ao adolescente e também o professor.

Na verdade, este método engloba um conjunto de práticas, materiais didáticos, teorias e mais do que isso, seu principal conceito é que a educação seja desenvolvida com base na evolução da criança e não o contrário.

Existem seis pilares educacionais no Método Montessori, que devem ser incluídos no processo educacional em união:

  • Autoeducação
  • Educação cósmica
  • Educação como ciência
  • Ambiente preparado, adaptável e sensível
  • Adulto preparado
  • Criança equilibrada

E o que quer dizer cada um destes conceitos?

  • Autoeducação: Diz respeito à capacidade inata que todo ser humano tem de aprender. A criança naturalmente explora o ambiente à sua volta, porque tem curiosidade, desejo por conhecer e descobrir. Por isso é tão importante ter um ambiente preparado para essas descobertas e também apresentar materiais adequados para as crianças, de modo que elas possam desenvolver suas potencialidades, cada uma a seu ritmo.

montessoriano4

Foto: http://emmafiorezi.com.br/blog/?p=7843

  • Educação cósmica: “Cosmos” significa “ordem”. Esta é considerada a melhor forma de ajudar a criança a compreender o mundo, pois ela precisa entender que tudo tem uma função no mundo, inclusive ela, que deve entender qual é seu papel e como ela pode contribuir para melhorar o ambiente onde vive.
  • Educação como ciência: O professor, com base no Método Montessori, irá observar, analisar hipóteses e as teorias que são mais eficazes ao seu trabalho, de acordo com cada criança. Educação como ciência então é a forma de compreender o processo de ensino e aprendizagem da criança.
  • Ambiente preparado, adaptável e sensível: É o local onde a criança pode explorar, conhecer e desenvolver a sua autonomia, sendo assim, é um ambiente planejado e construído pensando na criança, atendendo às suas necessidades psicológicas e biológicas. Normalmente a mobília destes ambientes possui tamanhos e materiais adequados a elas, que proporcionem um pleno desenvolvimento, ou seja, é um local sensível às demandas da criança.

palos-verdes-montessori-preschool-1

Foto: http://galleryhip.com/montessori-materials-for-toddlers.html

  • Adulto preparado: Segundo o Método, é o profissional que atua como facilitador do desenvolvimento completo da criança, que tem conhecimento das fases do desenvolvimento infantil, domínio sobre as técnicas e ferramentas de ensino e guia este processo de aprendizado.
  • Criança equilibrada: É a criança em seu processo de desenvolvimento natural. A criança, quando dispõe de ferramentas, ambiente preparado e adulto preparado, pode apresentar o máximo de suas habilidades inatas.

“Uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.
Maria Montessori

O Adulto Preparado (Professor)

O perfil do professor Montessoriano é “firme nas bordas e empático no centro”, ou seja, responde de forma empática aos sentimentos da criança e estabelece de forma firme os limites para o grupo (Autoridade). Além disso, através de observações, ele é capaz de inferir a intenção e as necessidades dos alunos (Observador). Os alunos entendem que podem sempre recorrer ao professor como fonte de conhecimento e auxílio (Dispõe de recursos, é consultor). O professor não somente orienta e dá comandos, mas também incorpora comportamentos, disposições, aspirações e possibilidades do ambiente (É modelo).

Materiais de desenvolvimento

Com os materiais oferecidos, as crianças tem a possibilidade de aprender interagindo com o ambiente. Por meio da atividade espontânea desta interação, a criança se desenvolve naturalmente. Estes materiais envolvem atividades de diversas temáticas, como linguagem, matemática e geometria, sensoriais, práticas e responsabilidades da vida cotidiana.

montess 3

Foto: http://galleryhip.com/montessori-materials-for-toddlers.html

Como foi dito, existem ainda muitos outros conceitos, técnicas e teorias envolvidas no Método Montessori e voltaremos a falar dele no Psicologia Acessível. Falamos em linhas gerais de alguns pontos deste método e é importante deixar claro que é uma alternativa educacional, não sendo considerada como melhor ou pior, mais eficaz ou menos eficaz, assim como outros métodos de ensino e aprendizagem.

Referências: 

Associação Brasileira de Educação Montessoriana (ABEM)

Lar Montessori


OBS.: Todo o conteúdo desta e de outras publicações deste site tem função informativa e não terapêutica.

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora deste blog.
CRP: 06/119556

 

.



publi-caderno-minha-rotina

12 comentários

  1. Amo esse.metodo….a crianca cresce.e.se.desenvolve.nas.suas.
    capacidades…Gostaria de.receber.tudo.sobre.o.metodos..materias.para serem trabalhados com.criancas.especiais..com dificuldades.motoras

    Curtir

    1. Olá Patricia! Obrigada pela contribuição!
      Em breve iremos falar mais acerca deste tema por aqui, então sugiro que você se cadastre na opção “Seguir Psicologia Acessível” na coluna à direita do blog, para que receba as novidades em seu e-mail. Em breve disponibilizaremos materiais também. Abraços!!

      Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s