Psicologia e Transtornos

Série incrível de fotos ilustra como é sofrer com a depressão e ansiedade

"My anxious heart" (ou "Meu coração ansioso") é o nome da série fotográfica criada por Katie Crawford para ilustrar dois transtornos sofridos por ela desde criança: o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e a Depressão. Através dos autorretratos, a fotógrafa busca ilustrar as sensações presentes em seu próprio cotidiano e o quanto estes transtornos afetam sua vida.

My anxious heart” (ou “Meu coração ansioso“) é o nome da série fotográfica criada por Katie Crawford para ilustrar dois transtornos sofridos por ela desde criança: o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e a Depressão.

Através dos autorretratos, a fotógrafa busca ilustrar as sensações presentes em seu próprio cotidiano e o quanto estes transtornos afetam sua vida.

Ela conta ao Huffington Post: “Criei o projeto como uma maneira de expressar pessoalmente o que sinto, por experiência própria. Sei que isso pode não ser igual para todas as pessoas, mas espero que meu trabalho sirva de oportunidade para abrir um diálogo entre quem sofre disso e quem nunca entendeu o que é. Quero que as fotos e os textos que as acompanham comecem a expressar a presença constante e avassaladora da ansiedade. Não é sempre uma coisa apavorante, não é sempre algo forte ou intenso, mas é algo que está sempre por perto.”

Ela complementa:

“Quero ajudar a acabar com o estigma, aquela ideia de que uma doença mental ‘não é como uma doença física’. Assim como é o caso com as doenças físicas, há dias em que a coisa é mais leve. Uma pessoa com dor de costas crônica pode ter alguns dias em que não geme de dor a cada passo que dá, mas os dias em que a dor é forte a deixam quase paralisada.”

Crawford escreveu legendas para cada foto produzida, para retratar de forma mais precisa suas sensações. Confira abaixo a série (clique nas fotos para ampliá-las):

Referência: Brasil Post

Fonte original: Huffington Post

***

OBS.: Todo o conteúdo desta e de outras publicações deste site tem função informativa e não terapêutica.

***

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora deste blog.
CRP: 06/119556

7 comentários

  1. Estou muito cansada dessa maldita doença que é a depressão. Já mudei quatro vezes de remédio. Já fui em seis psiquiatra diferentes, além dos tratamentos alternativos… Estou até cansada de continuar a falar sobre isso aqui com vcs…

    Curtir

    1. Olá Patricia, não desista de seu tratamento, inclusive, converse sobre esse seu cansaço com seu médico também, às vezes é mesmo difícil encontrar o tratamento mais assertivo. Continue também com acompanhamento em psicoterapia, mesmo que os resultados demorem a aparecer ou demorem a chegar ao estágio em que você deseja. Se possível, pratique exercícios físicos regularmente também, o que favorece bastante o tratamento para a depressão. Boa sorte!! Abraço grande!

      Curtir

  2. “A depressão é quando você não sente. A ansiedade é quando você sente demais. Ter as duas coisas é viver uma guerra constante dentro de sua cabeça. Ter as duas coisas significa jamais vencer.”
    Acredito muito nessa definição e é por isso que cada vez tenho mais medo de jamais vencer.

    Curtir

    1. @oidepressao: É possível sim vencer. É preciso buscar ajuda e continuar com o acompanhamento adequado.
      É claro que não é fácil e cada um sofre e sente à sua maneira, mas você pode vencer, por mais difícil que pareça.
      Um abraço e volte sempre por aqui. Precisando de ajuda, estamos à disposição.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s