Este vídeo é bem famoso, já foi compartilhado por diversos sites e blogs e tem chamado a atenção pela mudança de comportamento dos casais durante a experiência de se olharem fixamente por quatro minutos.
O canal SoulPancake promoveu este encontro com seis casais em diferentes estágios de relacionamento, na tentativa de provar que um olhar fixo e prolongado aumenta a intimidade.
Entre os seis casais: Um deles não se conhecia, outro estava no quarto encontro, um namorava há um ano, outro namorava há cinco anos, outro era casado há dois anos e o último, casado há 55 anos!
Assista aqui ao vídeo e perceba como, no início, os casais parecem um tanto desconfortáveis e ao longo da experiência as reações parecem se transformar:
Fonte: Canal SobSol
De fato, olhar para o outro é um ato essencial nos relacionamentos. Não apenas o olhar literal, como mostrado no vídeo, mas olhar também no sentido de perceber o outro em suas mais reais necessidades, anseios e sentimentos. Parece algo cada vez mais difícil, ainda mais se pensarmos na correria dos nossos dias, que nos leva a manter o foco em nossas próprias necessidades na maior parte do tempo e nos esquecermos de notar os outros verdadeiramente.
Este “olhar para o outro” é um exercício e para se tornar um hábito deve ser praticado sempre.
Ane Caroline Janiro
***
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
- Curta nossa página no Facebook!
- Siga no Instagram -> @psicologiaacessivel
- E no Twitter -> @psicoacessivel
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora deste blog.
CRP: 06/119556