Faces da Psicologia Psicossomática

A Doença de Crohn e os Fatores Psicológicos

O que é a Doença de Crohn e qual sua relação dos fatores psicológicos?

A Doença de Crohn é uma doença crônica inflamatória do intestino delgado, ocorre normalmente na parte inferior do intestino delgado, no chamado íleo. Porém, pode afetar qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus. É conhecida também como ileíte ou enterite. Esta inflamação gera um desconforto bem significativo, incluindo dores e evacuações muito frequentes.
Alguns sintomas comuns à Doença de Crohn incluem também: febre, artrite, úlceras na boca e crescimento mais lento.

Diagnosticar a Doença de Crohn não é tão simples, pois seus sintomas podem se confundir com outros diagnósticos, como a Síndrome do Cólon Irritável e a Retocolite Ulcerativa.

Suas causas ainda não são precisas, há muitos estudos em andamento acerca do tema, mas observa-se uma incidência maior (cerca de 20%) em pessoas que já tem algum familiar que apresenta características da Doença Intestinal Inflamatória.

Além disso, investiga-se também a influência de fatores ambientais, imunológicos, genéticos, infecciosos e raciais. Ou seja, ainda não é possível determinar as causas seguramente. A teoria imunológica, porém, é a mais popular e sugere que o sistema imunológico reagiria a determinado vírus ou bactéria, causando essas inflamações constantes no intestino.

A influência dos fatores psicológicos

Os principais fatores psicológicos que podem estar relacionados à Doença de Crohn são: ansiedade e estresse.

Acredita-se que a tensão emocional possa influenciar o curso e evolução da doença, sendo a ansiedade recorrente considerada a principal emoção associada ao início da doença e ao curso de sua recuperação.
É claro que a ansiedade faz parte de nosso dia a dia e é natural que todos se sintam ansiosos diante de situações desconhecidas ou decisivas, que preparem para vivenciar algo novo.
A ansiedade exagerada, entretanto, aquela que parece não ter um motivo bem definido e que ocorre frequentemente resulta em altos níveis de estresse.

Esses níveis elevados de estresse podem favorecer o surgimento de problemas clínicos, como é o caso da Doença de Crohn e das outras Doenças Inflamatórias Intestinais, associadas ao trato gastrintestinal.

Tratamento

O tratamento da doença pode envolver suplementação nutricional, medicamentos específicos, cirurgia ou até mesmo uma combinação dessas alternativas. Como a Doença de Crohn não tem cura, o tratamento objetiva aliviar os sintomas e controlar a evolução das inflamações.

Além disso, mesmo que a relação não esteja completamente comprovada, é interessante o controle dos níveis de estresse ligados à ansiedade. Para tanto, o acompanhamento psicológico pode ser importante.

Referência: Organização Brasileira de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa



***

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!

facebook_like_logo_1  Instagram-logo-full-official  twitter1


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora deste blog.
CRP: 06/119556

3 comentários

  1. Quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Como sempre mandou eu comer muitas fibras e muita água.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    – Estresse – acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    – Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    – Gases
    – Diarréia ou Constipação – dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    – Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.
    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.
    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.
    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?
    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.
    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.
    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.
    o site é esse:

    kefirdeleite.com

    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.
    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s