Por: Ane Caroline Janiro
“Extraordinário” é a dica de leitura de hoje. Um livro surpreendente, sensível e que nos deixa sem palavras; conta a história de um garoto que chamava a atenção de todos por onde passava, por conta de uma anomalia em sua face ocasionada por uma síndrome genética. Visto como “especial” e enfrentando várias dificuldades, ele não se considera diferente, quer ser visto como uma criança como as outras.
“Ela não acha que eu seja comum. Diz que acha, mas se eu fosse comum, ela não precisaria me proteger tanto. Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa que me ache comum seja eu.” (Trecho do livro)
Uma dica de leitura e recurso para terapeutas, familiares e todos que se interessem pelo tema.
Confira abaixo a sinopse:
“August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência, ele é um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.”
“Extraordinário”, de R. J. Palacio, é da Editora Intrinseca e pode ser encontrado nas grandes livrarias!
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
- Curta nossa página no Facebook!
- Siga no Instagram -> @psicologiaacessivel
- E no Twitter -> @psicoacessivel
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora deste blog.
CRP: 06/119556