[Dica de Leitura] Livros para quem pensa em cursar Psicologia


Por: Ane Caroline Janiro

A nossa indicação de leitura hoje é sugestão de uma de nossas leitoras, que pediu dicas de livros para quem pensa em cursar Psicologia e quer conhecer melhor alguns conceitos da área.

Separamos então três sugestões de livros que podem ajudar na introdução dos temas da Psicologia, familiarizando os leitores que pensam em iniciar os estudos.

Segue então nossas três dicas de leitura:

“Psicologias – Uma introdução ao estudo da Psicologia”

1 psicologias

Autores: Ana Mercês Bahia Bock / Odair Furtado / Maria de Lourdes Trassi Teixeira

Editora: Saraiva

Pode ser encontrado nas principais livrarias do Brasil

Sinopse: “Numa linguagem coloquial, clara e direta, a obra aborda as várias áreas de conhecimento da Psicologia, desde a sua história e caracterização até os temas da atualidade, com o rigor técnico necessário e sempre sob a ótica da Psicologia. Sua estrutura permite ao professor escolher a ordem dos conteúdos de acordo com o interesse da classe e o enfoque da sua programação.”


“O Livro da Psicologia”

1 o livro da psicologia

Autores: Nigel Benson; Catherine Collin; Joannah Ginsburg; Voula Grand; Merrin Lazyan; Marcus Weeks.

Editora: Globo Livros

Pode ser encontrado nas principais livrarias do Brasil

Sinopse: “Seja ao candidatar-se a um novo emprego, buscar apoio para fobias ou compulsões, receber orientação sobre como melhorar o desempenho dos filhos na escola, a aplicação dos estudos da psicologia acompanham decisões e comportamentos a todo momento. Apesar disto, esta ciência ainda é uma área do conhecimento misteriosa para muitas pessoas. Muito além dos estudos de Freud e Jung, ‘O Livro da Psicologia’ traz um panorama completo e detalhado sobre essa ciência da mente e do comportamento. Nele, a psicologia é abordada a partir de suas raízes filosóficas (desde as reflexões feitas por Descartes, ponto de partida da noção fundamental de subjetividade) e fisiológicas (com destaque para o neurologista francês Jean-Martin Charcot e seu diagnóstico dos mecanismos causadores da histeria). O entrelaçar dessas duas áreas permitiu que, em 1879, fosse dado o primeiro passo para a constituição da psicologia como ciência por meio da criação por Wilhelm Wundt do primeiro laboratório de psicologia experimental na Universidade de Leipzig, na Alemanha. ‘O Livro da Psicologia’, segue a mesma proposta de conteúdo e projeto gráfico de O Livro da Filosofia, obra que permanece há mais de 20 semanas na lista brasileira dos livros mais vendidos de não ficção. Seguido de uma perspectiva cronológica, e com o apoio de esquemas e gráficos, a publicação destaca autores e contextualiza suas descobertas, traz um glossário com os principais termos e teorias, além de conter um capítulo dedicado a apresentar os cientistas e psicólogos que ajudaram a aprofundar o conhecimento desenvolvido ao longo das décadas. O livro da psicologia é o mais atualizado livro sobre o tema, uma obra que despertará reflexões, destruirá preconceitos e instigará o leitor a buscar o autoconhecimento.”


“História da Psicologia Moderna”

1 historia psicologia moderna

Autores: Duane P Schultz; Sydney Ellen Schultz.

Editora: Cengage Learning

Pode ser encontrado nas principais livrarias do Brasil

Sinopse: “O tema central deste livro, cuja nova edição foi totalmente revisada e conta agora com cerca de 150 novas referências bibliográficas, é a história da psicologia moderna, mais especificamente do período que se inicia no final do século XIX, concentrando-se nas questões diretamente relacionadas com o estabelecimento da psicologia como um novo e distinto campo de estudo. A obra aborda também a história da psicologia com enfoque nas pessoas, nas ideias e nas escolas de pensamento, enfatizando a sequência evolutiva das abordagens que definiram a psicologia ao longo dos anos. As seções ‘Texto original’, que reproduzem trechos dos textos de importantes figuras da história da psicologia, estão mais claras e abrangentes. São mais de dez nomes que representam todo o período da evolução da psicologia moderna. Os capítulos contêm ainda temas para discussão e listas comentadas de leituras. Os termos importantes estão em destaque no decorrer do texto, assim como suas definições, que também podem ser encontradas no glossário ao final do livro. Esta nova edição traz, ainda, no início de cada capítulo, uma ‘abertura provocativa’, ou seja, uma breve narrativa desenvolvida a partir de uma pessoa ou evento que tem o objetivo de introduzir o tema principal ali tratado. Essas seções definem prontamente o assunto e transmitem ao aluno a ideia de que a história que está sendo contada é sobre uma pessoa verdadeira, em situações reais.”


É claro que existem outros livros muito bons que também exercem a mesma função de explanar os principais conceitos da Psicologia e guiam o início dos estudos na área. Hoje trouxemos apenas estas três sugestões, que são realmente muito válidas, mas em breve falaremos de outros títulos que também podem ser interessantes.

Existem ainda livros que abordam os principais conceitos de áreas específicas da Psicologia (que são várias), como a Psicanálise, a Psicologia Analítica, Neuropsicologia, Psicologia do Esporte, Behaviorismo, entre outras. Mas estes são temas para as próximas postagens.

***

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!

facebook_like_logo_1  Instagram-logo-full-official  twitter1 pinterest_logo


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n

Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

11 opiniões sobre “[Dica de Leitura] Livros para quem pensa em cursar Psicologia”

  1. Queria indicar um livro para quem pensa em cursa psicologia. Estou cursando psicologia, e na minha faculdade fomos apresentado ao livro Holocausto Brasileiro da autora e jornalista Daniela Arbex, no qual ela retrata o maior hospital psiquiatra no brasil, onde milhares de doentes mentais morreram. Esse livro mostra a realidade que psicólogos e nós futuros psicólogos teremos que enfrenta, para dar continuidade a essa luta que não para!

    Curtir

  2. Muito bom o post!!!
    Esses livros são os chamados “café com leite” e conforme o curso vai avançando vamos apurando os nossos interesses e nos encontrando. A obra “Holocausto” é um grande clássico na minha opinião, porém nem todos psicólogos ou estudantes vêem a necessidade de leitura, primeiro em não ter interesse pela área de Saúde Mental e por não aceitar a “loucura” como algo tão próximo.

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s