47 comentários

  1. Gostaria que a Psicologia Terapeutica caminhasse para um nivel apróximado com o que se pratica nos USA. Em Portugal, infelizmente, ou se frequenta um consultório de um psiquiatra, onde este se limita a prescrever drogas e mais drogas, sem nunca haver uma conversação mais intima e detalhada com o doente para conseguir que este fale do que está no seu subconsciente, se se frequenta uma consulta de psicologia terapeutica, deparamos com profissionais muito mal habilitados.
    É verdade que em Portugal, a Psicologia com muitas consultas que são necessárias se tornam de tal maneira onerosas, que os doentes preferem serem intoxicados por drogas receitadas pelos psiquiatras. Há uma comparticipação nos medicamentos por parte do Estado.

    Curtir

      1. Olá Genilda, sim, é possível, mas para poder realizar o atendimento online, o(a) psicólogo(a) tem que obter uma licença junto ao Conselho Federal de Psicologia. Este emite um certificado eletrônico, na forma de selo, que identifica os sites autorizados a prestarem serviços psicológicos mediados por computador. Por isso, procure no site do profissional este selo que identifica se ele é autorizado a realizar este serviço. Abraços!

        Curtir

      2. gostaria de um atendimento pra minha filha q foi diagnosticada com diabetes tipo melittus e precisa de terapia , mas com gastos em médicos e medicamentos. Não posso pagar ela estava tendo tratamento bom no IEDE RJ e estava se sentido melhor , mas infelizmente a psicóloga foi embora por não receber seu salário. Minha filha está me pedindo p volta a ter tratamento me dê uma luz? Uma ajuda? Sou zona Oeste do RJ.

        Curtir

  2. Muito bem escrita esta matéria.
    Parabenizo a autora e a iniciativa sobre o site!
    Bernadete D. Andriolli
    Psicologa CRP 06/4013
    Jacareí – SP

    Curtir

  3. Estou pensando em fazer meu TCC baseado neste tema ….a necessidade do psicólogo no sistema único de saúde. Teria como vc me enviar alguns artigos sobre. Ou até algum projeto que aborde este tema.
    serei grata a vc. Eternamente

    Curtir

    1. Olá Alessandra, tudo bem? Que bacana a sua escolha pelo tema de TCC, parabéns! Bem, existem alguns livros que talvez possam te ajudar como referencial teórico, um deles é: “A Psicologia em Diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica”, da autora Mary Jane Paris Spink. E tem também o “Psicologia, Políticas Públicas e o Sus” do autor João Leite Ferreira Neto. Seguem essa temática e são bem interessantes! Caso eu me recorde de mais algum título ou material, entro em contato com você por e-mail. Abraços! Ane Caroline Janiro.

      Curtir

  4. Desde que opei por receber esses informativos. Acabei me “viciando”, pois ,diariamente, aguardo. Tenho uma sobrinha com 12 anos, deficiente intelectual (retardo leve – não cnsegue escreve e nem ler, mas identifica as letras e tem uma memória espetacular).Tudoque recebo de vcs, repasso para o pai e, na medida do possível aproveitamos tudo que é passado.
    Agradeço imensamente o trabalho de Vocês.Que Continuem iluminando o mundo, mesmo que seja com peqenas /grandes porções.
    Parabéns.

    Curtir

    1. Olá Miriam, tudo bem?
      Que bom receber este seu retorno! Este carinho realmente faz com que este projeto valha a pena! Muito obrigada pelo comentário e também por acompanhar sempre nossas postagens!!
      Continue sempre por aqui! E se tiver sugestões, dicas, dúvidas, comentários… estamos sempre abertos a receber! Forte abraço!! Ane Caroline Janiro.

      Curtir

  5. Ane, gostaria de formar um grupo de psicólogos voluntários para atendimento na região de Vargem Pequena no Rio de Janeiro, numa comunidade vulnerável na qual sou voluntária. Vc já conhece algum grupo por essa região que eu possa procurar? Abs

    Curtir

    1. Olá Valéria!! Que bacana a sua iniciativa, parabéns!!
      Não tenho conhecimento a respeito de um grupo de atendimento nessa região. Talvez o CRP possa te ajudar a encontrar profissionais ou grupos no local.
      Desejo muito sucesso!! E depois volte aqui para contar como está sendo! Um abraço!!

      Curtir

  6. olá, tenho um filho especial com síndrome de down e gostaria de saber se há profissionais em psicologia, gratuito e onde eu acho?

    Curtir

  7. Boa tarde estou precisando de um acompanhamento de um especialista, sofri um incidente, fui ao por uma bala perdida no rosto e estou apavorada de sair na rua .por favor me ajudem preciso trabalhar..mais não consigo sair …estou sendo acompanhada pelo bucomaxilofacial e me indicaram fazer um tratamento específico para o trauma. Me ajudem

    Curtir

  8. Boa noite terminei um relacionamento é por diversas vezes pensei em me matar, preciso de ajuda onde posso encontrar atendimento gratuito?

    Curtir

  9. Caramba! Quer dizer, que incrível esse, essas informações dadas aqui, foi de muita utilidade viu… Parabéns por trazer um pouco mais de conhecimento e informação.

    Curtir

  10. Achei muito útil esse texto, bem explicado e informativo.
    Muitas pessoas não sabem que é possível conseguir ajuda dessas formas e isso piora ainda mais a situação.
    Foi de bom proveito!

    Curtir

  11. Parabéns pela iniciativa! O conteúdo da matéria está bem claro, explicativo e objetivo. O SUS reconhece a importância do psicólogo e da neuropsicologia, mas sinto que não há tanto incentivo e investimento em tais profissionais. A população, aos poucos, está aceitando e reconhecendo o psicólogo; deixando de lado (lentamente) o estereótipo de “psicólogo é pra gente doida”. O acompanhamento psicológico é importante aliado da psiquiatria e do sucesso da farmacoterapia e não deve ser negligenciado. Saúde mental é SAÚDE!
    Informem aos familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e até mesmo inimigos onde eles conseguem acompanhamento psicológico de forma acessível. Quando o seu ciclo social vai bem, muitos outros pontos na sua vida melhoram. E o acesso à informação é um direito de todos.

    Parabéns pela matéria!

    Curtir

  12. Gostaria de saber de algum lugar para ser atendido por psicanalista em SC Balneário Camboriú, moro em Itapema.
    Em São Paulo fui atendido por um psicanalista do CEP ( centro de estudos psicanalíticos) o preço era bem acessível.
    Agora me mudei para cá e quero muito dar continuidade.
    Desde já agradeço!
    Roberto Braga

    Curtir

  13. Oi Doutora será que uma psicóloga só pode atender até 1 hora e meia somente? Porque eu tenho tanta coisa pra falar, que eu acho que só 1 hora e meia não vai dar não! Rs

    Curtir

    1. Olá Jonathan, sim, é isso mesmo. O processo de psicoterapia é bem complexo mesmo e acredito que você tenha realmente muita coisa para falar. É por isso que normalmente as sessões são semanais e aos poucos você e o(a) terapeuta vão se conhecendo e você conseguirá sim falar sobre tudo o que for importante para você.

      Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s