Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro
Uma das principais dúvidas que recebo no blog está relacionada com a dificuldade em encontrar informações precisas sobre atendimento psicológico no Sistema Único de Saúde (SUS) ou em outras instituições que oferecem este serviço de forma gratuita ou a valores reduzidos.
É claro que além de tornar estas informações acessíveis a um número cada vez maior de pessoas, ainda temos muitas lutas em relação aos atendimentos psicológicos no SUS, assim como as demais áreas da saúde.
Mas a ideia aqui é tentar facilitar um pouco o caminho para quem precisa deste atendimento psicológico mas não pode pagar. Existem ainda algumas alternativas além do SUS, que são as Clínicas-Escola, Instituições (como ONGs, Empresas parceiras de clínicas e hospitais) e os Psicólogos/Psicanalistas e Psiquiatras que realizam de forma independente atendimentos a valores reduzidos ou de graça. Ao final do texto você encontra uma lista com dicas de locais que oferecem esse serviço pelo Brasil.
Vamos falar, por ordem, de cada uma delas:
-
Atendimento psicológico no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento psicológico de forma gratuita nos chamados CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Estes centros são compostos não apenas por Psicólogos, mas também por Psiquiatras, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Terapeutas.
O atendimento é destinado a pessoas com intenso sofrimento psíquico, transtornos mentais ou dependência de álcool e outras drogas. Existem unidades específicas de atendimento pelo CAPS, como:
CAPSi – Destinado ao atendimento de crianças e adolescentes;
CAPS AD – Destinado ao atendimento de dependentes de álcool e outras drogas;
Mas você pode apenas buscar o atendimento na unidade do CAPS mais próxima a você e, logo após uma triagem, seu caso será encaminhado ao tratamento adequado.
Existe também no CAPS a possibilidade do atendimento em grupo, que visa proporcionar os atendimentos diante da grande procura por este serviço. Estes grupos costumam ser organizados por temas, como: luto, álcool, problemas familiares, etc.
Lembrando que, além do interesse da pessoa por esta modalidade de atendimento, é preciso avaliar junto ao psicólogo responsável se este é realmente o tratamento mais indicado para cada caso. Porém, o atendimento em grupo costuma ser uma ótima oportunidade para troca de experiências, enxergar outros pontos de vista, compartilhar sentimentos, conquistas, angústias.
Como buscar o atendimento psicológico nos CAPS?
Você pode ir diretamente à unidade do CAPS mais próxima a você e pedir o atendimento;
Você também pode ter mais informações clicando neste link ou neste link aqui.
Existe também o atendimento psicológico realizado pelos Centros de Saúde, que contam com equipes de profissionais da saúde mental. Estes Centros são responsáveis pela saúde básica.
Como buscar o atendimento psicológico nos Centros de Saúde?
Você deve localizar em sua cidade o Centro de Saúde mais próximo e pode ir diretamente até ele, solicitando o atendimento psicológico.
-
Atendimento Psicológico nas Clínicas-Escola
As Clínicas-Escola são espaços das Faculdades de Psicologia destinados a oferecer atendimento psicológico gratuito à comunidade. Nelas os alunos, normalmente nos semestres finais do curso, atendem com a supervisão de professores e a qualidade dos atendimentos, em geral, é excelente.
O processo funciona assim: a pessoa procura a Clínica-Escola (não precisa de encaminhamento), faz um cadastro inicial e após um período é chamada para realizar a triagem. Essa triagem irá identificar a urgência e a modalidade de atendimento e irá direcionar o caso para o início do processo. Entretanto, a espera para os atendimentos não-emergenciais costuma ser um pouco longa, devido à grande procura. Ainda assim vale a pena fazer o cadastro, pois a fila de espera demora, mas anda.
Como buscar atendimento psicológico nas Clínicas-Escola?
Você pode entrar em contato por telefone, e-mail ou presencialmente com as faculdades de Psicologia mais próximas a você e pedir orientações para realizar o seu cadastro para o atendimento psicológico.
-
Atendimento Psicológico em Instituições (ONGs, Empresas, etc)
Algumas Instituições oferecem o atendimento psicológico de forma gratuita ou a valores reduzidos à população. Cada local, porém, trabalha de uma forma e tem critérios diferentes de seleção. Alguns locais atendem com base em uma triagem que envolve análise socioeconômica (o quanto a pessoa/família pode pagar), outros locais atendem a demandas específicas, outros ainda definem a ordem de atendimento de acordo com a gravidade do problema, enfim…
Estas instituições podem ser Organizações Não Governamentais (ONGs), Empresas ligadas a hospitais e clínicas, Centros de Voluntariado, entre outros.
Como buscar atendimento psicológico nestas instituições?
O ideal é entrar em contato com hospitais, clínicas ou com as próprias instituições e ONGs em sua região e pedir orientações de como ou em quais locais são oferecidos estes atendimentos, quais os critérios de seleção, etc.
-
Atendimento Psicológico em consultório particular
Alguns psicólogos/psicanalistas e psiquiatras, além de realizarem atendimento particular ou por meio de convênios, oferecem também em seus consultórios a modalidade de atendimento a valores mais acessíveis ou gratuitos. Neste caso, cada profissional trabalha de forma específica, definindo os critérios de triagem e seleção para esses atendimentos. Alguns destinam uma quantidade determinada de atendimentos de baixo custo, outros reservam um dia da semana para este serviço, por exemplo.
Como buscar atendimento psicológico com profissionais que atendam a valores reduzidos?
É preciso entrar em contato com cada profissional para se informar se ele realiza esta modalidade de atendimento e como funciona, já que, como foi dito, cada um define critérios diferentes. É possível também pedir encaminhamento ao seu médico e questiona-lo sobre indicações de profissionais que atendam a valores mais baixos. Nas Clínicas-Escola das Faculdades de Psicologia também é possível pedir esta orientação, já que algumas fornecem indicações de ex-alunos que realizam estes atendimentos.
Vou deixar abaixo uma lista com locais pelo Brasil que realizam atendimento psicológico gratuito ou a valores reduzidos. Essa lista será sempre que possível atualizada por mim e se você tiver indicações de locais para incluir aqui, envie para o e-mail psicologiaacessivel@outlook.com (informações necessárias quando enviar a indicação: Nome do Local, Cidade e Estado, Formas de Contato).
Dicas de Locais que oferecem atendimento gratuito ou a valores reduzidos pelo Brasil:
Última atualização: 12 de Janeiro de 2019
Clínica de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Local: São Paulo-SP
Contato: (11) 2114-8342
ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br
Centro de Psicologia Aplicada – UNESP Bauru
Local: Bauru-SP
Contato: (14) 3103-6090
Instituto de Psicologia da USP
Local: São Paulo-SP
Contato: (11) 3091-8248 e 3091-8223
Instituto de Psicologia da UNB
Local: Brasília-DF
Contato: (61) 3107-9102
asscaep@unb.br
Instituto AEDP Brasil
Local: Rio de Janeiro-RJ
Contato: (21) 2148-0026
SPA – Serviço de Psicologia Aplicada (Faculdade Pitágoras de Ipatinga)
Local: Ipatinga-MG
Contato: (31) 2136-2083 ou comparecer pessoalmente em qualquer unidade da Faculdade Pitágoras de Ipatinga.
IPCS Campinas
Local: Campinas-SP
Contato: (19) 3234-0288
Semeando Vínculos Psicologia
Local: Vila Maria, São Paulo-SP
Contato: (11) 98496-4530
Centro de Psicologia Aplicada UNIP
Local: Rua Apeninos, 595, São Paulo-SP
Contato: (11) 3341-4250
Sinpesp
Local: Vila Mariana, São Paulo-SP
Contato: https://www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP)
Local: Rua Galvão Bueno, 724, São Paulo-SP
Contato: (11) 2297-4442
Clínica de Psicologia UNIB – Universidade Ibirapuera
Local: Avenida Interlagos, 1329, São Paulo-SP
Contato: (11) 5694-7961
Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae
Local: Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes, São Paulo-SP
Contato: (11) 3866-2735
Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
Local: Avenida Professor Mello de Morais, 1721 – Bloco D – Butantã, São Paulo-SP
Contato: (11) 3091-5015
INTEGRA
Local: Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289, Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa, São Paulo-SP
Contato: (11) 5083-2923 ou 5084-0878
Centro Paradigma
Local: Rua Wanderley, 611, Perdizes, São Paulo-SP
Contato: (11) 3871-0185 ou 3672-0194
Clínica de Psicologia – Uniban Maria Cândida
Local: Rua Maria Cândida, 1813 – Vila Guilherme, São Paulo-SP
Local: (11) 2967-9035 ou 2967-9031
Clínica de Psicologia FMU – Campus Santo Amaro
Local: Avenida Santo Amaro, 1239 – Vila Nova Conceição, São Paulo-SP
Contato: (11) 3040-3400 ou 3040-3400 ramal 2316
Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
Local: Rua Marcial, 45 – Mooca, São Paulo-SP
Contato: (11) 2799-1831
Reforçando, se você tiver indicações de locais para incluir aqui, envie para o e-mail psicologiaacessivel@outlook.com (informações necessárias quando enviar a indicação: Nome do Local, Cidade e Estado, Formas de Contato).
Vamos compartilhar essas informações para que cheguem até aqueles que precisam desse atendimento! Talvez possamos ajudar. Lembrando que não temos qualquer vínculo com as indicações acima, esta é uma lista colaborativa.
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro
Psicóloga clínica, Fundadora e Administradora do Psicologia Acessível.
É casada, mamãe do Lucas, escreve sobre Psicologia, Maternidade, Família…
Instagram: @carolinejaniro
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Gostaria que a Psicologia Terapeutica caminhasse para um nivel apróximado com o que se pratica nos USA. Em Portugal, infelizmente, ou se frequenta um consultório de um psiquiatra, onde este se limita a prescrever drogas e mais drogas, sem nunca haver uma conversação mais intima e detalhada com o doente para conseguir que este fale do que está no seu subconsciente, se se frequenta uma consulta de psicologia terapeutica, deparamos com profissionais muito mal habilitados.
É verdade que em Portugal, a Psicologia com muitas consultas que são necessárias se tornam de tal maneira onerosas, que os doentes preferem serem intoxicados por drogas receitadas pelos psiquiatras. Há uma comparticipação nos medicamentos por parte do Estado.
CurtirCurtir
Uma seção com um psicologo via Skype e possível?
CurtirCurtir
Olá Genilda, sim, é possível, mas para poder realizar o atendimento online, o(a) psicólogo(a) tem que obter uma licença junto ao Conselho Federal de Psicologia. Este emite um certificado eletrônico, na forma de selo, que identifica os sites autorizados a prestarem serviços psicológicos mediados por computador. Por isso, procure no site do profissional este selo que identifica se ele é autorizado a realizar este serviço. Abraços!
CurtirCurtir
gostaria de um atendimento pra minha filha q foi diagnosticada com diabetes tipo melittus e precisa de terapia , mas com gastos em médicos e medicamentos. Não posso pagar ela estava tendo tratamento bom no IEDE RJ e estava se sentido melhor , mas infelizmente a psicóloga foi embora por não receber seu salário. Minha filha está me pedindo p volta a ter tratamento me dê uma luz? Uma ajuda? Sou zona Oeste do RJ.
CurtirCurtir
Ana Cláudia, uma opção seria você entrar em contato com as Clínicas-Escola das Faculdades do curso de Psicologia. Elas oferecem o atendimento psicológico, normalmente gratuito.
Abraços!
CurtirCurtir
Os centros de saúde (que possuem psicologos) também realizam atendimento psicológico individual e de principalmente de grupos….
CurtirCurtir
Muito bem escrita esta matéria.
Parabenizo a autora e a iniciativa sobre o site!
Bernadete D. Andriolli
Psicologa CRP 06/4013
Jacareí – SP
CurtirCurtir
Obrigada, Bernadete!! Grande abraço!!
CurtirCurtir
Estou pensando em fazer meu TCC baseado neste tema ….a necessidade do psicólogo no sistema único de saúde. Teria como vc me enviar alguns artigos sobre. Ou até algum projeto que aborde este tema.
serei grata a vc. Eternamente
CurtirCurtir
Olá Alessandra, tudo bem? Que bacana a sua escolha pelo tema de TCC, parabéns! Bem, existem alguns livros que talvez possam te ajudar como referencial teórico, um deles é: “A Psicologia em Diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica”, da autora Mary Jane Paris Spink. E tem também o “Psicologia, Políticas Públicas e o Sus” do autor João Leite Ferreira Neto. Seguem essa temática e são bem interessantes! Caso eu me recorde de mais algum título ou material, entro em contato com você por e-mail. Abraços! Ane Caroline Janiro.
CurtirCurtir
Desde que opei por receber esses informativos. Acabei me “viciando”, pois ,diariamente, aguardo. Tenho uma sobrinha com 12 anos, deficiente intelectual (retardo leve – não cnsegue escreve e nem ler, mas identifica as letras e tem uma memória espetacular).Tudoque recebo de vcs, repasso para o pai e, na medida do possível aproveitamos tudo que é passado.
Agradeço imensamente o trabalho de Vocês.Que Continuem iluminando o mundo, mesmo que seja com peqenas /grandes porções.
Parabéns.
CurtirCurtir
Olá Miriam, tudo bem?
Que bom receber este seu retorno! Este carinho realmente faz com que este projeto valha a pena! Muito obrigada pelo comentário e também por acompanhar sempre nossas postagens!!
Continue sempre por aqui! E se tiver sugestões, dicas, dúvidas, comentários… estamos sempre abertos a receber! Forte abraço!! Ane Caroline Janiro.
CurtirCurtir
Excelente texto. Parabéns!
Sandra Cardoso.
Psicóloga e psicopedagoga – CRP 06/112373.
CurtirCurtir
Olá Sandra, muito obrigada por comentar! Continue acompanhando o blog, abraços!!
CurtirCurtir
Em Aracaju temos o Espaço Psico Social – para informacões procurem o Facebook.
CurtirCurtir
Obrigada, Roseli!! ;)
CurtirCurtir
Gostaria de saber se o psicólogo pode realizar atendimento de forma gratuita? Obg
CurtirCurtir
Olá Katia. Sim, conforme detalhado no texto acima, em alguns casos e instituições específicas o psicólogo pode realizar atendimentos de forma gratuita. Abraços!
CurtirCurtir
Ane, gostaria de formar um grupo de psicólogos voluntários para atendimento na região de Vargem Pequena no Rio de Janeiro, numa comunidade vulnerável na qual sou voluntária. Vc já conhece algum grupo por essa região que eu possa procurar? Abs
CurtirCurtir
Olá Valéria!! Que bacana a sua iniciativa, parabéns!!
Não tenho conhecimento a respeito de um grupo de atendimento nessa região. Talvez o CRP possa te ajudar a encontrar profissionais ou grupos no local.
Desejo muito sucesso!! E depois volte aqui para contar como está sendo! Um abraço!!
CurtirCurtir
Muito bom
CurtirCurtir
Obrigada, Jessika! Abraços!!
CurtirCurtir
gostaria de saber se eu prcuro uma psicologa ou um psicoterapeuta no caso de jogador compulsivo.
CurtirCurtir
Olá Mariangela, os profissionais que realizam o trabalho de psicoterapia são os psicólogos. Você pode procurar estes profissionais no caso que citou, com certeza poderão ajudar e orientar.
Abraços!
CurtirCurtir
Muito obrigado.
CurtirCurtir
Como inicia Tratamento Saúde Mental Primeira Vez
CurtirCurtir
Olá Cristiane, basta você entrar em contato com um profissional próximo a você (pode ser um psicólogo ou psicóloga) de forma direta ou através de uma das opções descritas acima no texto.
CurtirCurtir
olá, tenho um filho especial com síndrome de down e gostaria de saber se há profissionais em psicologia, gratuito e onde eu acho?
CurtirCurtir
Olá Arindo, neste caso, temos uma dica bem bacana: talvez você possa encontrar um profissional especializado bem próximo a você com o pessoal do Movimento Down, através desse link: http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/redes-de-atendimento/
Abraços!
CurtirCurtir
Foi muito esclarecedor , pois não sabia o que fazer quando minha filha pediu aguda. Obrigado
CurtirCurtir
Que bom que ajudou de alguma forma, Marculina. Abraços!
CurtirCurtir
Boa tarde estou precisando de um acompanhamento de um especialista, sofri um incidente, fui ao por uma bala perdida no rosto e estou apavorada de sair na rua .por favor me ajudem preciso trabalhar..mais não consigo sair …estou sendo acompanhada pelo bucomaxilofacial e me indicaram fazer um tratamento específico para o trauma. Me ajudem
CurtirCurtir
Oi Rita, seria mesmo muito importante que você buscasse um profissional especializado em lidar com traumas e estresse pós-traumático. Nós indicamos o Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) e no link a seguir você poderá encontrar os profissionais em várias regiões: http://www.estresse.com.br/nossa-equipe/
Qualquer dúvida, estamos à disposição no e-mail: psicologiaacessivel@outlook.com
CurtirCurtir
Boa noite terminei um relacionamento é por diversas vezes pensei em me matar, preciso de ajuda onde posso encontrar atendimento gratuito?
CurtirCurtir
Oi Bruna, no post acima tem algumas possibilidades que podem te ajudar. Se você quiser, pode enviar para a gente um e-mail no psicologiaacessivel@outlook.com e podemos tentar te ajudar a encontrar um local para atendimento próximo a você. Abraços
CurtirCurtir
Eu também quero!!
Ass: Michael.
Viamão/RS
CurtirCurtir
Caramba! Quer dizer, que incrível esse, essas informações dadas aqui, foi de muita utilidade viu… Parabéns por trazer um pouco mais de conhecimento e informação.
CurtirCurtir
Achei muito útil esse texto, bem explicado e informativo.
Muitas pessoas não sabem que é possível conseguir ajuda dessas formas e isso piora ainda mais a situação.
Foi de bom proveito!
CurtirCurtir
Que bom saber que você gostou, Nayra. Sempre que alguém precisar dessas informações, você pode enviar o link do texto. Com certeza irá ajudar! ;) Abraços!!
CurtirCurtir
Parabéns pela iniciativa! O conteúdo da matéria está bem claro, explicativo e objetivo. O SUS reconhece a importância do psicólogo e da neuropsicologia, mas sinto que não há tanto incentivo e investimento em tais profissionais. A população, aos poucos, está aceitando e reconhecendo o psicólogo; deixando de lado (lentamente) o estereótipo de “psicólogo é pra gente doida”. O acompanhamento psicológico é importante aliado da psiquiatria e do sucesso da farmacoterapia e não deve ser negligenciado. Saúde mental é SAÚDE!
Informem aos familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e até mesmo inimigos onde eles conseguem acompanhamento psicológico de forma acessível. Quando o seu ciclo social vai bem, muitos outros pontos na sua vida melhoram. E o acesso à informação é um direito de todos.
Parabéns pela matéria!
CurtirCurtir
Oi Erik, muito obrigada pela contribuição! É muito bom receber esse retorno!
Abraços e continue nos acompanhando!
CurtirCurtir
Gostaria de saber de algum lugar para ser atendido por psicanalista em SC Balneário Camboriú, moro em Itapema.
Em São Paulo fui atendido por um psicanalista do CEP ( centro de estudos psicanalíticos) o preço era bem acessível.
Agora me mudei para cá e quero muito dar continuidade.
Desde já agradeço!
Roberto Braga
CurtirCurtir
Oi Doutora será que uma psicóloga só pode atender até 1 hora e meia somente? Porque eu tenho tanta coisa pra falar, que eu acho que só 1 hora e meia não vai dar não! Rs
CurtirCurtir
Olá Jonathan, sim, é isso mesmo. O processo de psicoterapia é bem complexo mesmo e acredito que você tenha realmente muita coisa para falar. É por isso que normalmente as sessões são semanais e aos poucos você e o(a) terapeuta vão se conhecendo e você conseguirá sim falar sobre tudo o que for importante para você.
CurtirCurtir
Eu tenho depressão por mais de 15 anos e nunca busquei tratamento, pois achava que isso fosse passar. Nunca passou! Nessa semana, sufocado e desesperado, busquei ajuda e não obtive sucesso. No SUS, a única psicóloga disponível estava de férias e não souberam me informar outros locais. Como infelizmente sou desempregado e, assim, não tenho como pagar, decidi apenas esperar pelo dia que vou acabar com isso. Queria que, realmente, as pessoas estivessem dispostas a ajudar quem sofre com isso. Quem nunca teve, não imagina a dor que é e o que ela faz…ela vai nos tirando a vida pouco a pouco até você ficar vazio!
CurtirCurtir
Olá Jhoni, infelizmente pelo SUS não é muito fácil mesmo, mas existem muitas outras formas de conseguir o atendimento social, como as faculdades de psicologia, os locais que oferecem grupos de apoio em sua cidade, existem profissionais que negociam valor ou mesmo disponibilizam em suas agendas algumas vagas para o atendimento social, enfim… no texto deixo várias sugestões para conseguir esse apoio.
CurtirCurtir
Olá , preciso de ajuda por favor lendo livro de auto ajuda eu detectei onde estou presa com minha mente , mais não estou conseguindo sozinha , e aqui no posto de saúde todos conhece minha familia é eu estou muito mal , e não queria me abrir com elas pois tenho vergonha de todos saberem o que está se passando , me ajuda por favor
CurtirCurtir
Olá Regiane, existem outros locais onde você pode buscar o atendimento social… uma possibilidade são as faculdades de psicologia. E as demais possibilidades que deixei como dica nesse post! Qualquer dúvida, estamos à disposição! Um abraço!!
CurtirCurtir