Por: Ane Caroline Janiro
Palestra da Psicóloga e Professora Flavia Blikstein a respeito da saúde mental de crianças e adolescentes. Mais especificamente, sobre a institucionalização (internação) de crianças e adolescentes com doenças mentais.
Uma das ideias defendidas por Flavia em sua pesquisa e palestra é que não existem motivos concretos que justifiquem uma internação de criança por conta de problemas mentais, muito menos a sua exclusão da sociedade e do meio familiar.
Em um dos trechos, Flavia reflete que o direito à convivência familiar é garantido constitucionalmente a todas as crianças, sem exceção, ou seja, mesmo para as crianças com doenças mentais. “Qual comportamento pode então ser tão terrível assim, a ponto de nós mesmos desrespeitarmos a nossa Constituição? O que uma criança pode fazer para que eu pense: no seu caso, o bom para você é viver excluído da sociedade?”
Como a sociedade contribui para que sejam “fabricadas” crianças loucas?
Assista abaixo à reflexão de Flavia Blikstein:
Flavia Blikstein é Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Mestre em Psicologia Social também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Docente nos cursos de Direito e de Psicologia.
***
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
- Curta nossa página no Facebook!
- Siga no Instagram -> @psicologiaacessivel
- No Twitter -> @psicoacessivel
- E no Pinterest
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556