Amor Dicas de Filmes Relacionamentos separação

[Dica de Filme] “A história de nós dois” – Uma reflexão sobre relacionamentos

"A história de nós dois" é um bom recurso para os psicoterapeutas que trabalham com atendimento a casais, pois traz contribuições ótimas para analisar estes relacionamentos e observar as várias possibilidades que ele apresenta. Para os casais, o filme também é uma oportunidade para reflexão que vale a pena ser feita!

Por: Ane Caroline Janiro

“A história de nós dois” é um bom recurso para os psicoterapeutas que trabalham com atendimento a casais, pois traz contribuições ótimas para analisar estes relacionamentos.

Para os casais, o filme também é uma oportunidade para reflexão que vale a pena ser feita!

A história apresenta Ben (Bruce Willis) e Katie Jordan (Michelle Pfeiffer), que são casados há 15 anos e tem dois filhos, Josh (Jake Sandvig) de 12 anos e Erin (Colleen Renninson) de 10.

O casamento, em crise, é suportado por ambos em decorrência dos filhos, porém eles aproveitam a viagem de férias das crianças para finalmente se separarem. “Separados, cada um tenta recomeçar sua vida em cantos neutros, aproveitando o período para avaliar e refletir sobre a vida que tiveram juntos, com seus altos e baixos, e tentam concluir se ainda há algo de sólido nesta relação, que permita uma reaproximação.” (Trecho da Sinopse)

Uma das reflexões feitas durante o filme neste período de separação, é a influência dos padrões de relacionamento que cada um traz para a relação de casal, ou seja, aquilo que aprendeu da relação dos pais. Algo que, inclusive, o casal do filme refletiu durante uma das várias passagens por processos psicoterapêuticos.

O filme também evidencia a divisão de papéis que normalmente ocorre nos relacionamentos, principalmente casamentos, onde um assume a postura de responsável, que lida e resolve os problemas, que impõe regras e limites, e o outro assume o lado descontraído, divertido, o que acaba se mostrando um problema na relação de Ben e Katie e um dos fatores que contribui para o desgaste. Além disso, a mudança no comportamento durante o namoro e agora, no casamento, também é apresentada no filme. Antes, os dois se mostravam dispostos a investir positivamente na relação, riam juntos, elogiavam-se mutuamente. Após anos de casamento, Ben começa a evitar certos diálogos para assim poupar os momentos de discussões, passando a se fechar e não expor também determinados comportamentos que desagradavam a esposa, assim, a comunicação fica cada vez mais prejudicada entre os dois.

Este filme ainda oferece muitas perspectivas de reflexão, vale a pena assistir!

Se você já assistiu ao filme, deixe um comentário abaixo dizendo o que achou!

1 a historia de nós dois

Filme:
A história de nós dois
Ano: 1999
Direção: Rob Reiner
Nacionalidade: EUA
Duração: 1h35min
Com: Bruce Willis e
Michelle Pfeiffer
Gênero: Romance /
Drama


Assista abaixo um pequeno trailer não oficial:

 

Falando nisso, leia também:

Psicoterapia de Casal – Quando é o momento de buscar ajuda profissional?



*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

15 comentários

  1. Assisti antes de fazer faculdade de Psicologia… e depois, quando fiz.
    Além de divertido, este filme trás situações reais da vida de um casal que promovem excelentes reflexões!
    O diálogo final dela é emocionante!

    Curtir

  2. Filme incrível! Propõe uma valiosas reflexões não apenas para quem esta em um relacionamento quanto para quem deseja manter um uma relação saudável!
    Obrigada pela indicação!

    Curtir

  3. Sei que a postagem é mto antiga, mas não posso deixar de falar que adorei seus comentários a respeito do filme e simplesmente amo A história de nós 2! Tenho em dvd e já assisti várias vzs! Vale mto a pena acompanhar a trajetória desse casal fictício mas que tem tanto de realidade. Michele Pfeiffer está linda de morrer, pra variar, química ótima entre ela e Bruce Willis e a cena que vc colocou como trailer não oficial me faz cair em lágrimas sempre, pelas imagens e pela música maravilhosa de Eric Clapton! 💕

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s