Este é um vídeo que faz parte da “Campanha Defenda-se”, lançada pela Rede Marista de Solidariedade, com o objetivo de orientar as crianças sobre a diferença entre um carinho, gestos de afeto, de um abuso sexual.
“Até o momento, a campanha centrou esforços em ilustrar situações que as crianças devem evitar para defenderem-se do abuso e da exploração sexual. Por isso, neste novo vídeo decidimos inovar na linguagem amigável criando uma história que mostrasse situações de afeto recíproco entre crianças e adultos, a fim de diferenciá-las de situações de carinho abusivo”, relata o coordenador da campanha, Vinícius Gallon.
Há também outros materiais disponíveis no site da campanha (veja aqui!) que auxiliam no enfrentamento da violência sexual.
O vídeo busca promover a reflexão sobre o assunto, que deve ser discutido e explicado às crianças, evitando tabus. Muitas crianças, por não terem sido orientadas ou não se sentirem seguras, acabam omitindo possíveis casos de abuso. Muitas pessoas ignoram tocar no assunto ou sequer compreendem a gravidade do problema e o quanto estas situações são reais e podem acontecer em nosso círculo de convívio.
Assista abaixo ao vídeo da Campanha:
Fonte: Revista Pais&Filhos
Importante: Para denunciar um caso de abuso, Disque 100
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos botões abaixo!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
- Curta nossa página no Facebook!
- Siga no Instagram -> @psicologiaacessivel
- No Twitter -> @psicoacessivel
- E no Pinterest
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
Republicou isso em Vereador Mario Pinto.
CurtirCurtir
Essa questão quanto a compreensão ao respeito a diferença entre o carinho e abuso sexual é de suma importância paracriancas. Mas os pais são os responsáveis por dever um conselho indispensável quanto a isso para seus próprios filhos. Alémdisso, por estar atenciosos a comportamento e estado deles Para evitar consumação de prática de abuso sexual. Portanto, devo torcer por essa campanha, tendo combate contra abuso sexual.
Estou de parabéns pela maxivalorização da Campanha Defenda-se para o Brasil.
CurtirCurtir
Gostaria de saber à partir de qual idade já posso mostrar esse vídeo?
CurtirCurtir
Olá Priscila, a compreensão acerca do vídeo pode variar de criança para criança e também da forma como o tema será discutido com ela. Mas em média, a partir de 4 anos de idade a criança já consegue compreender tanto o vídeo, quanto uma explicação simplificada. Abraços!
CurtirCurtir
Exelente,tenho 3netinhas bem criança e 3netinhos vai ajudar D➕Beijos a todos os idealizadores desse projeto nota 1000 vo muito agradecida ,meu irmãozinho meus agradecimento .um abraço que Deus te ilumine AMEM🙏🏼
CurtirCurtir