Com o objetivo de oferecer orientações às equipes multiprofissionais para os cuidados e estimulação de crianças de zero a três anos de idade com Microcefalia, o Ministério da Saúde disponibilizou esta Cartilha que se dirige, em especial, aos profissionais da Atenção Básica (unidades básicas de saúde, Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família/Nasf) e da Atenção Especializada (Atenção Domiciliar, Hospitalar, Ambulatórios de Especialidades e de Seguimento do Recém-Nascido, e Centros Especializados em Reabilitação).
“Embora com ênfase nas eventuais sequelas decorrentes da microcefalia, o conteúdo aqui reunido poderá também ser útil a outras condições ou agravos de saúde que interfiram no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças entre zero e 3 anos de idade.”
“Como ação do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015, esta diretriz tem o objetivo de ajudar os profissionais da Atenção à Saúde no trabalho de estimulação precoce às crianças de zero a 3 anos de idade com microcefalia e, portanto, com alterações ou potenciais alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, e em seus efeitos relacionais e sociais.
A estimulação precoce pode ser definida como um programa de acompanhamento e intervenção clínico-terapêutica multiprofissional com bebês de alto risco e com crianças pequenas acometidas por patologias orgânicas – entre as quais, a microcefalia –, buscando o melhor desenvolvimento possível, por meio da mitigação de sequelas do desenvolvimento neuropsicomotor, bem como de efeitos na aquisição da linguagem, na socialização e na estruturação subjetiva, podendo contribuir, inclusive, na estruturação do vínculo mãe/bebê e na compreensão e no acolhimento familiar dessas crianças.”
“CAPACITAÇÃO – O Ministério da Saúde prepara o lançamento de um curso à distância para capacitar profissionais de saúde que vão atuar na estimulação precoce. O curso será ofertado a fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, entre outros profissionais que trabalham com estimulação precoce e que atuam nos diversos serviços da Rede SUS (Atenção Básica e Especializada), como os ligados aos NASF e os Centros Especializados em Reabilitação, que serão certificados após a conclusão do curso.
A meta do Ministério é que 7.525 profissionais, pelo menos, participem desta capacitação. O curso será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As matrículas devem começar em março.”
A cartilha ressalta ainda a importância da participação da família no processo de estimulação precoce da criança que, uma vez encaminhada a um “Programa de Estimulação Precoce”, será amparada e também os familiares receberão apoio e orientações, o que ajudará a diminuir a ansiedade e estresse diante dos cuidados necessários.
> Baixe a Cartilha de Diretrizes de Estimulação Precoce para Crianças com Microcefalia neste link.
Fontes: Ministério da Saúde e Reab
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).
Quais temas você gostaria de ver aqui no Psicologia Acessível? Envie a sua sugestão pelo formulário abaixo (não divulgaremos seus dados):
Como fazer para participar da capacitação sobre estimulação precoce em bebês com microcefalia?
Sou Neuropsicopedagoga e me interessa muito esta capacitação.
Desde já agradeço pela atenção dispensada.
CurtirCurtir
Olá Lenice,
Estas informações podem ser colhidas no site do Ministério da Saúde. Segue abaixo o link:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/21681-saude-divulga-diretriz-nacional-para-esimulacao-precoce-de-bebes-com-microcefalia
Abraços!!
CurtirCurtir
Olá sou Psicopedagoga e gostaria de saber como participar de treinamento de estimulação precoce para lidar com crianças com Microcefalia.
CurtirCurtir
Olá Denilda,
Acreditamos que o curso para este ano já esteja com inscrições encerradas, conforme você pode conferir no link a seguir: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sgtes/noticias-sgtes/29027-curso-de-capacitacao-sobre-zika-com-inscricoes-abertas-ate-final-de-julho
No mesmo link há os números para contato. Tente pedir maiores informações sobre a abertura de novas vagas.
Abraços e seja sempre bem-vinda por aqui!
CurtirCurtir