A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica do sistema nervoso central. Ela afeta o cérebro e a medula espinhal, interferindo no controle de funções tais como: caminhar, enxergar, falar, urinar, entre outras.
Segundo a ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla), cerca de 35 mil pessoas tem Esclerose Múltipla hoje no Brasil, sendo predominante em pessoas de 20 a 50 anos de idade e em mulheres.
A ABEM ressalta ainda alguns tópicos sobre a Esclerose Múltipla, que é uma doença neurológica e:
NÃO é uma doença mental;
NÃO é contagiosa;
NÃO é suscetível de prevenção;
NÃO tem cura e o seu tratamento consiste em atenuar os sintomas e desacelerar a sua progressão.
Sua causa ainda é desconhecida e por isso as formas de prevenção também. Foi descrita pelo Neurologista francês Jean Martin Charcot, que inicialmente a denominou como “Esclerose de Placas”. Por lesar a Bainha Mielina (demonstração no vídeo abaixo), é chamada também de “Doença Desmielinizante”, prejudicando a neurotransmissão.
Alguns sintomas comuns à Esclerose Múltipla estão ligados a dificuldades de fala e deglutição, fadiga, transtornos cognitivos (como memória e execução de determinadas tarefas), transtornos emocionais (sintomas depressivos, ansiosos, irritabilidade e outros), disfunções urinárias e intestinais, transtornos visuais (visão dupla ou embaçada), problemas de equilíbrio e coordenação, rigidez muscular, formigamento e algumas disfunções sexuais (disfunção erétil nos homens, diminuição da lubrificação vaginal nas mulheres, comprometimento da sensibilidade da região genital).
No vídeo abaixo há uma explicação didática sobre a Esclerose Múltipla e seus sintomas:
Além dos profissionais descritos no vídeo, que são essenciais no tratamento, um psicólogo também poderá ajudar muito a lidar com a Esclerose Múltipla, desde o diagnóstico até as demais etapas da doença.
Referências:
ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla)
Vídeo: TV Saúde (Aprovado por Sanne Stravens)
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).
Quais temas você gostaria de ver aqui no Psicologia Acessível? Envie a sua sugestão pelo formulário abaixo (não divulgaremos seus dados):