Psicologia e Crianças Psicologia e Maternidade/Paternidade Psicologia Escolar e Educacional

Quarto Montessoriano – Benefícios e Dicas para montar um

O quarto montessoriano vai muito além de um estilo de decoração para quartos de bebês, pelo contrário, o foco não está na estética (que muitas vezes privilegia as preferências dos adultos) e sim na funcionalidade, na simplicidade e na possibilidade de dar maior autonomia à criança e facilitar o seu desenvolvimento.

Por: Ane Caroline Janiro

O quarto montessoriano vai muito além de um estilo de decoração para quartos de bebês, pelo contrário, o foco não está na estética (que muitas vezes privilegia as preferências dos adultos) e sim na funcionalidade, na simplicidade e na possibilidade de dar maior autonomia à criança e facilitar o seu desenvolvimento.

Seus elementos são fundamentados no método de ensino idealizado por Maria Montessori, pediatra e educadora italiana que trouxe para a educação o importante conceito de que a criança tem total capacidade de aprender sozinha e que precisa apenas de um ambiente favorável e de estimulação. Saiba mais sobre o Método Montessori clicando neste link! 

Desta forma, as principais características ao se pensar em um quarto montessoriano consideram:

  • Quantidade mínima de móveis, de forma que o ambiente fique seguro, funcional e acessível para a criança;
  • Tudo ao alcance da criança: ela tem acesso a tudo no ambiente, podendo fazer suas próprias escolhas e também aprender o mais cedo possível a organizar (saber onde estão as coisas e saber guarda-las depois de usar ou brincar), o que irá estimular a autonomia e a responsabilidade.

É possível planejar e montar um quarto montessoriano de baixo custo, inclusive, gastando bem menos do que se costuma investir na montagem de um quarto tradicional de criança (e como já foi citado, o mais importante para este planejamento não é a estética e sim a funcionalidade e o minimalismo – quanto mais “limpo” o ambiente, melhor).

Como montar um quarto montessoriano?

Há alguns itens básicos na montagem do quarto montessoriano e cada um deles tem a sua funcionalidade específica:

  • Cama no chão: Isso mesmo! O quarto montessoriano dispensa a necessidade de berços e camas altas. A ideia é que a criança consiga subir e descer sozinha de sua própria cama, com autonomia para se locomover. Muitos pais acreditam que seja perigoso para um bebê ou uma criança pequena dormir no chão, mas segundo este conceito, o berço oferece muito mais riscos, já que a criança pode escalar e cair ao tentar descer sozinha de seu berço. Mas é claro que para ter a tranquilidade de deixar que a criança durma em um colchão ou cama no chão, a segurança merece total atenção;
MONTESS CAMA NO CHÃO
Imagem: montessorimoms.wordpress.com
MONTESS CAMA NO CHÃO 2
Imagem: Pinterest
MONTESS CAMA NO CHÃO 3
Imagem: Globo.com
MONTESS CAMA NO CHÃO 5
Imagem: spuumbrinquedos.blogspot.com.br
MONTESS CAMA NO CHÃO 4
Imagem: spuumbrinquedos.blogspot.com.br
  • Segurança: Vamos falar então sobre os cuidados necessários ao pensar na montagem do quarto montessoriano, principalmente pelo fato de a cama da criança estar no chão. O que se espera é que a criança tenha total liberdade para explorar o ambiente, então, ela não deve ter acesso a tomadas, objetos cortantes ou que possam se quebrar e oferecer riscos, degraus, objetos tóxicos e/ou que podem ser engolidos, não deve conseguir fechar/trancar portas sozinha, não deve ter acesso a janelas por onde possa cair, móveis com quinas ou que possam cair sobre ela caso ela se apoie, itens inflamáveis, entre outros. Ficar sempre atento à segurança é imprescindível!
MONTESS SEGURANÇA
Imagem: campograndenews.com.br
MONTESS TROCADOR
Imagem: muitoalemdasfraldas.blogspot.com.br
  • Tapetes ou tatames: Ao proporcionar à criança a possibilidade de se locomover com total liberdade, um ambiente todo revestido (ou quase todo) com tatames ou tapetes (preferencialmente em materiais antialérgicos) facilita esta experiência, oferendo maior segurança e conforto. Além disso, é uma ótima experiência sensorial. Colchonetes também podem funcionar muito bem neste sentido.
MONTESS TATAME
Imagem: nadafragil.com.br
MONTESS TATAME 2
Imagem: Mercadolivre.com.br
  • Barras nas paredes: As barras de segurança facilitam o aprendizado de se colocar de pé e também dos primeiros passos. E criança poderá fazê-lo ao seu tempo e mesmo sem a interferência de um adulto, de forma muito mais autônoma então.
MONTESS BARRA
Imagem: maternarebrincar.wordpress.com
MONTESS BARRA 2
Imagem: ig.com.br
  • Espelho: Deve ser colocado na altura da criança, inicialmente na horizontal e, conforme a criança for crescendo, virá-lo para a posição vertical, possibilitando que ela se veja sozinha e possa se reconhecer. Claro que o espelho deve estar muito bem fixado na parede e deve ser resistente, evitando riscos.
MONTESS ESPELHO 2
Imagem: maezando.com.br
MONTESS ESPELHO
Imagem: maedeguri.com.br
  • Brinquedos e livros à mão: As prateleiras com livros e caixas de brinquedos devem ficar ao alcance da criança, para que ela os explore sozinha e escolha os que deseja ler/brincar naquele momento. Uma das recomendações é que a criança não tenha posse de muitos brinquedos, mas que estes sejam oferecidos a ela aos poucos (como em um rodízio, deixe uma pequena quantidade à disposição e troque-os a cada semana ou a cada 15 dias) – isso ainda evita que o ambiente fique sobrecarregado de objetos, ajuda na hora da organização e a criança pode aproveitar melhor cada um dos brinquedos. Um cantinho destinado apenas à leitura é uma boa dica e não precisa ser nada muito elaborado (basta uma prateleira, uma caixa aberta ou cestinha com os livros, uma mesinha ou até mesmo um cantinho no chão).
MONTESS BRINQUEDOS
MONTESS BRINQUEDOS 2
Imagem: soumae.org

 

  • Armários baixos: A ideia é que assim a criança participe desde bem pequena da organização do quarto, sabendo onde colocar seus brinquedos e até mesmo suas roupas. Uma boa dica é deixar as roupinhas mais utilizadas pela criança no cotidiano nas partes mais baixas da cômoda e possibilitar que ela participe da escolha daquilo que quer vestir.
MONTESS ARMARIOS
Imagem: reviderd.com.br

 

MONTESS ARMARIOS 2
Imagem: moveldafabrica.com.br

Existem outros itens que podem ser disponibilizados no quarto e na hora de brincar, como móbiles, garrafas sensoriais, murais, jogos, entre outros. Em breve vamos falar melhor também destas possibilidades.

Em resumo, o quarto montessoriano é um ambiente montado com foco total na criança, dando prioridade a ela e não aos adultos e estimulando a sua autonomia e desenvolvimento, deixando-a livre e segura em seu próprio ambiente.

Referências:

ABEM – Associação Brasileira de Educação Montessoriana
Lar Montessori
Sociedade Brasileira de Pediatria 


 


 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!

facebook_like_logo_1  Instagram-logo-full-official  twitter1 pinterest_logo


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n

Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

 

.



publi-caderno-minha-rotina

3 comentários

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s