Dirigido por Roberto Berliner, “Nise, o coração da loucura” traz a história de Nise da Silveira (representada por Glória Pires), psiquiatra alagoana conhecida por questionar e trazer à discussão as práticas extremamente violentas empregadas no tratamento de pessoas com transtornos mentais.
A história se passa na década de 1940, quando Nise luta contra o sistema já empregado e tenta inserir aos pacientes psiquiátricos do Cento Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro no Rio de Janeiro, novas alternativas de tratamento, como as artes e o lúdico.
Veja a sinopse:
“Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Mas seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.”
O Festival Internacional de Cinema de Tóquio, em sua 28ª edição, elegeu o filme “Nise, o coração da loucura” como o melhor filme e a protagonista, Glória Pires, como melhor atriz por sua interpretação no longa. Fonte: agambiarra.com/nise-coracao-loucura-filme/
Assista abaixo ao trailer oficial do filme “Nise, o coração da loucura”:
“Nise, o coração da loucura”
Direção: Roberto Berliner
Lançamento: Outubro de 2015
Estreia nos cinemas: 21 de Abril de 2016
Protagonista: Glória Pires
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556