Dicas de Filmes Psicologia e Crianças

[Filme] “O menino e o mundo”

O filme traz uma reflexão sobre o avanço da civilização nas cidades e no campo, sobre as relações familiares e várias questões sociais, tudo sob a ótica de uma criança. Assim, o filme é um ótimo recurso para iniciar estas reflexões nas crianças, com uma linguagem bem didática, é um instrumento leve para ilustrar determinadas questões e falar sobre assuntos que muitos adultos não sabem bem como abordar com os pequenos.

Por: Ane Caroline Janiro

“O menino e o mundo” conta a história de um garotinho que resolve ir ao encontro do pai que saiu de casa em busca de trabalho, já que em sua cidade, em uma área rural, não encontrava. Triste diante da partida do pai, o menino resolve embarcar em uma aventura para encontra-lo e se depara com uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e desesperança.

O filme traz uma reflexão sobre o avanço da civilização nas cidades e no campo, sobre as relações familiares e várias questões sociais, tudo sob a ótica de uma criança.
Assim, o filme é um ótimo recurso para iniciar estas reflexões nas crianças, com uma linguagem bem didática, é um instrumento leve para ilustrar determinadas questões e falar sobre assuntos que muitos adultos não sabem bem como abordar com os pequenos.

Além disso, diferente de outras animações, “O menino e o mundo” é apresentado de forma bem simples, com traços desenhados em giz de cera e personagens que parecem ter sido desenhados por crianças, o que se aproxima muito da realidade delas e é um estímulo à criatividade, pois prende a atenção dos pequenos ao apresentar poucas falas e, em algumas delas, as palavras aparecem com as letras trocadas, numa tentativa de trazer aos espectadores a chance de “construir a história” também, de participar dela usando a imaginação. Além disso algumas ilustrações se transformam durante as cenas, como uma árvore que se torna outro elemento que passa a fazer parte da história, assim como ocorre nos desenhos infantis.

“O menino e o mundo” é um filme brasileiro do diretor Alê de Abreu, já recebeu inúmeros prêmios e está entre os indicados ao Oscar 2016. Vale muito a pena assistir!

O filme ainda está em exibição em alguns cinemas do país!

Confira abaixo o trailer:

Fonte: Mil dicas de mãe


 

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!

facebook_like_logo_1  Instagram-logo-full-official  twitter1 pinterest_logo


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n

Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

2 comentários

    1. Olá Juliana, o filme é indicado para todas as faixas etárias e mesmo que a criança seja bem pequena, ela poderá interagir e absorver aspectos do filme, pois há poucas falas e algumas são apresentadas da mesma forma que as crianças mais novas dizem: com letras trocadas. A compreensão será mais individual mesmo e depende mais de cada criança do que da idade especificamente.
      Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s