Por: Ane Caroline Janiro
Este é um dos livros que tem muito a ver com aquilo que o Psicologia Acessível sempre defende: o direito a uma infância genuína, onde a criança consiga se desenvolver da melhor forma possível com toda a estimulação e os instrumentos necessários para isso, fornecendo aos pais e educadores informações que auxiliem neste processo.
Uma das formas mais simples que temos para colaborar com este desenvolvimento físico e mental das crianças é o “brincar”. Através dele possibilitamos que as crianças expressem as suas emoções, aprendam, se movimentem, sejam criativas e se divirtam.
A proposta deste livro é justamente mostrar a importância do mais simples brincar e das fantasias – ou faz de conta – na vida de uma criança.
Leia a sinopse:
“Brincar de amarelinha, peão e pique-esconde pode até soar antiquado em um mundo no qual as crianças passam tanto tempo assistindo à televisão, jogando games eletrônicos e navegando no computador. Em Defesa do Faz de Conta prova que essas brincadeiras (deixadas um pouco de lado em prol da diversão tecnológica) podem fazer muito mais pelas crianças do que apenas diverti-las.
A terapeuta Susan Linn (psicóloga norte-americana) descobriu que é possível ajudar os pequenos a lidar com muitos dos problemas que podem vir a enfrentar em suas vidas, desde os mais complexos, como a morte de parentes, até os simples, como a necessidade de mudar de colégio, por meio de jogos com fantoches.
A partir de suas experiências, a autora elabora uma defesa da necessidade de brincar usando a imaginação – atividade cada vez mais rara -, e explica por que ajudar as crianças a encontrar tempo para o faz de conta pode fazer delas pessoas mais saudáveis.
Em Defesa do Faz de Conta expõe essas e outras razões para que pais, educadores e a sociedade incentivem a brincadeira na infância e promovam um ambiente lúdico que permita o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais que formam adultos preparados, emocional e fisicamente, para lidar com os grandes percalços e dilemas da vida.”
O livro “Em defesa do faz de conta” pode ser encontrado nas principais livrarias físicas e online.
Informações técnicas:
Título: Em defesa do faz de conta
Autora: Susan Linn
Editora: Best Seller
Ano: 2010
ISBN: 9788576842736
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556