A importância de trabalhar a rotina com as crianças


Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

Estabelecer e seguir uma rotina com determinadas atividades é muito importante (para crianças com desenvolvimento atípico ou não), pois este aprendizado irá estimular a independência e autonomia, claro que respeitando o tempo que cada criança necessita para desenvolver essas habilidades. Tal desenvolvimento também auxilia na integração da criança na sociedade, que precisa de organização e certas regras para funcionar bem.

Quais atividades seriam estas? Desde as mais básicas quem envolvem os cuidados pessoais e higiene (como escovar os dentes, lavar as mãos, se vestir, tomar banho, comer) até aquelas que envolvem pequenas responsabilidades (como arrumar a cama, guardar os brinquedos, ir à escola, fazer a lição de casa). Atividades de lazer também devem ser incluídas na rotina, como a hora de brincar.

Além das responsabilidades e da socialização, o trabalho de familiarizar as crianças com uma rotina auxilia em seu desenvolvimento psicológico, transmitindo a ela segurança (ela sabe o que irá acontecer ao longo do dia) e assim algumas situações que poderiam gerar ansiedade, agitação e medo passam a ser vistas com mais naturalidade pelos pequenos (como a hora de ir para a escola, por exemplo). Além disso, a rotina ajudará a criança a ser mais organizada e assimilar desde cedo as tarefas que ela precisa cumprir sem que precise ser constantemente cobrada pelos pais ou pela escola.

Na prática, como trabalhar a assimilação da rotina com as crianças?

As atividades que envolvem a rotina das crianças devem sempre considerar as suas habilidades e capacidade de realização (respeitando também a faixa etária). Uma boa dica é utilizar jogos e brincadeiras que exemplifiquem a importância da rotina para elas e assim as ajudem a compreender a necessidade de realizar as atividades.

Dica: Nosso “Caderno de Atividades – Minha Rotina”! É um caderno com 20 atividades que ajudam a trabalhar de forma lúdica a rotina com as crianças. Traz exercícios interativos que envolvem a rotina de higiene pessoal, alimentação, lazer, estudos e pequenas responsabilidades.Saiba mais neste link!

publi-caderno-minha-rotina

 


 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!

facebook_like_logo_1  Instagram-logo-full-official  twitter1 pinterest_logo


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n

Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

5 opiniões sobre “A importância de trabalhar a rotina com as crianças”

  1. Prezada Psicologa

    Boa tarde

    Concordo redondamente com o que esse artigo disse. É importante que os pais estejam assumindo responsabilidade de estimular seus filhos a reconhecer necessidade de atividades, como arrumar roupas, fazer dever de casa, isso é tudo considerado como atividades básicas, pois sabem como respeitar o tempo que as crianças tem. O envolvimento nas atividades objetiva a independência das crianças, desenvolvimento de capacidade de se socializar e integrar na sociedade e habilidade. Parabéns por isso.

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s