Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro
Estabelecer e seguir uma rotina com determinadas atividades é muito importante (para crianças com desenvolvimento atípico ou não), pois este aprendizado irá estimular a independência e autonomia, claro que respeitando o tempo que cada criança necessita para desenvolver essas habilidades. Tal desenvolvimento também auxilia na integração da criança na sociedade, que precisa de organização e certas regras para funcionar bem.
Quais atividades seriam estas? Desde as mais básicas quem envolvem os cuidados pessoais e higiene (como escovar os dentes, lavar as mãos, se vestir, tomar banho, comer) até aquelas que envolvem pequenas responsabilidades (como arrumar a cama, guardar os brinquedos, ir à escola, fazer a lição de casa). Atividades de lazer também devem ser incluídas na rotina, como a hora de brincar.
Além das responsabilidades e da socialização, o trabalho de familiarizar as crianças com uma rotina auxilia em seu desenvolvimento psicológico, transmitindo a ela segurança (ela sabe o que irá acontecer ao longo do dia) e assim algumas situações que poderiam gerar ansiedade, agitação e medo passam a ser vistas com mais naturalidade pelos pequenos (como a hora de ir para a escola, por exemplo). Além disso, a rotina ajudará a criança a ser mais organizada e assimilar desde cedo as tarefas que ela precisa cumprir sem que precise ser constantemente cobrada pelos pais ou pela escola.
Na prática, como trabalhar a assimilação da rotina com as crianças?
⇒ As atividades que envolvem a rotina das crianças devem sempre considerar as suas habilidades e capacidade de realização (respeitando também a faixa etária). Uma boa dica é utilizar jogos e brincadeiras que exemplifiquem a importância da rotina para elas e assim as ajudem a compreender a necessidade de realizar as atividades.
⇒ Dica: Nosso “Caderno de Atividades – Minha Rotina”! É um caderno com 20 atividades que ajudam a trabalhar de forma lúdica a rotina com as crianças. Traz exercícios interativos que envolvem a rotina de higiene pessoal, alimentação, lazer, estudos e pequenas responsabilidades.Saiba mais neste link!
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Prezada Psicologa
Boa tarde
Concordo redondamente com o que esse artigo disse. É importante que os pais estejam assumindo responsabilidade de estimular seus filhos a reconhecer necessidade de atividades, como arrumar roupas, fazer dever de casa, isso é tudo considerado como atividades básicas, pois sabem como respeitar o tempo que as crianças tem. O envolvimento nas atividades objetiva a independência das crianças, desenvolvimento de capacidade de se socializar e integrar na sociedade e habilidade. Parabéns por isso.
Abraços
CurtirCurtir
Muito obrigada pelo comentário, Tales! Abraços e continue acompanhando o blog!!
CurtirCurtir
Muito interessante a iniciativa… Sabemos o quanto é importante para o desenvolvimento infantil manter uma rotina disciplinada…
Passando por aqui para prestigiar mais uma vez o teu Blog, e para comunicar que o indiquei para o Prêmio Dardos! Parabéns!
https://fabiolachagas.wordpress.com/2016/06/06/vivendo-psicologia-e-saude-e-indicado-ao-premio-dardos/
CurtirCurtir