[Dica de Filme e Livro] Tempo de Despertar


Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

Já citamos este filme por aqui, quando falamos sobre Oliver Sacks, neurologista e escritor de vários livros, dentre eles, Tempo de Despertar, uma história autobiográfica que posteriormente foi adaptada para o cinema. Veja neste link.

O filme conta com Robin Williams e Robert de Niro nos papéis principais, o que, por si só já é motivo relevante para nos levar a assistir. A atuação da dupla é maravilhosa e a história nos leva a uma interessante reflexão sobre a esperança no tratamento de pessoas com transtornos psiquiátricos, o empenho de um profissional que acredita em seu trabalho com os pacientes e nos leva a repensar sobre a maneira como enxergamos não só os transtornos, mas a vida e o uso que fazemos de nosso tempo.

Vale a pena assistir!

Veja a sinopse:

“Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só “adormecidos” e que se forem tratados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para estes casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento. Imediatamente Sayer escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro), que há décadas estava “adormecido”. Gradualmente Lowe se recupera e isto encoraja Sayer em administrar L-DOPA nos outros pacientes, sob sua supervisão. Logo os pacientes mostram sinais de melhora e também se mostram ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.”

Assista abaixo a um trecho do filme:

→ Para quem ainda não leu o livro que deu origem ao filme, fica aqui a dica que também é muito valiosa:

LIVRO - TEMPO DE DESPERTAR

Livro: Tempo de Despertar
Autor: Oliver Sacks
Tradução: Laura Teixeira Motta
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1997
ISBN:
9788571646285

Sinopse do Livro:

“Usando uma nova droga, o neurologista Oliver Sacks conseguiu, entre 1969 e 1972, despertar vários pacientes de encefalite letárgica do estado em que viviam desde o fim da Primeira Guerra Mundial, quando ocorreu um surto da chamada “doença do sono”. 
Tempo de despertar traz um minucioso relato das vivências desses pós-encefálicos – os labirintos interiores em que viviam, o mundo onírico a que estavam presos, a aflição que sentiam nos raros momentos de vigília -, formando um conjunto único de pequenos dramas. A destreza narrativa do autor já foi comparada com a que transparece nos casos clínicos contados por Freud (celebrizados por sua qualidade literária).”

O livro “Tempo de Despertar” pode ser encontrado no site da própria editora: Companhia das Letras.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

2 opiniões sobre “[Dica de Filme e Livro] Tempo de Despertar”

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s