Por: Ane Caroline Janiro
Cinderela Surda e Rapunzel Surda são os primeiros livros de Literatura Infantil no Brasil que trazem a escrita da língua de sinais, conhecida também como Sign Writing. Além disso, as obras trazem ilustrações e as histórias são recontadas a partir da cultura e identidade surda.
⇒ O que é Sign Writing? – “O Sign Writing é um sistema de escrita para escrever línguas de sinais. Essa escrita expressa as configurações de mãos, os movimentos, as expressões faciais e os pontos de articulação das línguas de sinais. Já são mais de 35 países que utilizam esse sistema de SignWriting em escolas, universidades, associações e áreas ligadas à comunidade surda.
O SignWriting pode registrar qualquer língua de sinais do mundo sem passar pela tradução da língua falada. Cada língua de sinais vai adaptá-lo a sua própria ortografia.
Para escrever em SignWriting é preciso saber uma língua de sinais, como a LIBRAS.”
Veja abaixo a sinopse de cada um dos livros:
Cinderela Surda
A Cinderela e o Príncipe são surdos. No lugar do sapato de cristal, a personagem principal perde uma das luvas. A escolha da luva se dá em virtude desta peça ser uma referência às mãos, amplamente utilizadas pelos surdos do mundo inteiro para se comunicar.
Neste link há uma visualização do livro.
Rapunzel Surda
Quando a Rapunzel foi raptada pela bruxa, ela percebeu que a menina não falava, mas tinha uma grande atenção visual. Rapunzel começou a apontar para o que queria e a fazer gestos para muitas coisas. A bruxa então descobriu que a menina era surda e começou a usar alguns gestos com ela.
Neste link há uma visualização do livro.
Os livros são da Editora Ulbra e podem ser encontrados no site da própria editora!
Mais em: Escritadesinais.wordpress.com
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).