Dicas de Filmes

Dica de Filme: Um momento pode mudar tudo

'Um momento pode mudar tudo' (You're not you) é um filme baseado no livro de Michelle Wildgen e além de evidenciar a ELA, reflete também acerca das relações familiares - no filme, principalmente entre a protagonista e sua mãe - do casamento após o diagnóstico de uma doença degenerativa e do papel do cuidador, que aqui é elemento fundamental na construção do significado da doença e na forma como a paciente a enfrenta.

A dica de filme hoje traz como tema a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e é uma oportunidade para refletir e discutir sobre a ELA e a forma como o diagnóstico e os efeitos da doença  são conduzidos pelo paciente, familiares e pessoas próximas.

Um momento pode mudar tudo‘ (You’re not you) é um filme baseado no livro de Michelle Wildgen e além de evidenciar a ELA, reflete também acerca das relações familiares – no filme, principalmente entre a protagonista e sua mãe – do casamento após o diagnóstico de uma doença degenerativa e do papel do cuidador, que aqui é elemento fundamental na construção do significado da doença e na forma como a paciente a enfrenta.

Sinopse:

“Kate (Hilary Swank) é uma pianista clássica sofisticada, casada, extremamente bem sucedida e recém diagnosticada com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig). Bec (Emmy Rossum) é uma estudante impertinente e aspirante a cantora de rock que mal consegue dar conta do descontrole caótico de sua vida tanto no aspecto romântico quanto em outras áreas. No entanto, quando Bec aceita uma tentativa desesperada de emprego para dar assistência a Kate, enquanto o casamento de Kate e Evan (Josh Duhamel) se deteriora, ambas passam a se apoiar em algo que se torna um laço não convencional, por vezes conflituoso e ferozmente honesto.”

Assista ao trailer:

Um momento pode mudar tudo (You’re not you)
Lançamento no Brasil: Abril de 2015
Direção: George C. Wolfe