Amizades que dão certo.


Por: Ane Caroline Janiro

Tem amizades que dão muito certo. É aquele tipo de amizade que começa de repente, como quem não quer nada e quando você percebe, já dura anos. É uma amizade que acontece tão naturalmente que não precisa de grandes estímulos para continuar existindo – necessita de cuidado e reciprocidade, claro, assim como toda boa relação – mas não é do tipo que você precisa ficar o tempo todo marcando presença.

São aqueles amigos que se conheceram na infância ou em uma aula da faculdade, por exemplo, e que depois as circunstâncias da vida os separam, levam cada um para um caminho diferente e eles ficam meses sem se ver, semanas e semanas sem trocar uma palavra, mas quando se encontram, é como se nada tivesse mudado. Simples assim.

Encontros como esses são raros na vida. As pessoas estão habituadas demais a relacionamentos descartáveis, cheios de egoísmo e no estilo “só te procuro se você me procurar também”. E assim o mundo vai ficando uma chatice só, cheio de gente que não se importa verdadeiramente com o outro, mas sim com aquilo que o outro pode oferecer em troca de atenção, de amizade ou de amor.

E aí, talvez por isso mesmo, tem aquelas amizades que não vão pra frente. Até são bacaninhas por um período, mas depois de um tempo você percebe que não criaram raiz, não ‘vingaram’. Pode até ser que haja alguns investimentos e novas tentativas, mas não adianta, se precisa de esforço demais pra manter a amizade, dificilmente ela sobrevive. E tudo bem também. Na vida há muitas pessoas que não escolhemos conviver, mas precisamos aprender a lidar. Se o amigo é um daqueles poucos que escolhemos, pra que continuar insistindo em relações que definitivamente não dão certo? E neste caso não se trata de egoísmo ou de descartar a relação, mas sim de deixar o outro e a si mesmo livres para novos e verdadeiros encontros.

Porque tem amizades que dão certo. E muito. Simples assim.


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, Fundadora e Administradora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556


*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Uma consideração sobre “Amizades que dão certo.”

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s