Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro
Este vídeo do canal “De Criança para Criança” mostra de uma forma bem simples a importância de conversarmos com as crianças sobre a morte, assunto muitas vezes evitado ou “floreado” por se acreditar que os pequenos não tem condições de compreender.
É claro que o ideal é sempre utilizar uma linguagem clara, compreensível e didática ao explicar para a criança sobre a morte ou o processo de luto e muitas vezes o lúdico se faz sim necessário, pois devemos levar em conta a delicadeza do assunto, principalmente se ela perdeu um ente próximo ou mesmo um bichinho de estimação. Porém, é muito importante que as dúvidas dos pequenos sejam esclarecidas e que se fale com sinceridade para que eles possam aprender a lidar desde cedo com este momento e que evitem sofrimentos maiores. Mentir ou evitar responder a certas questões só trará mais incertezas e angústias às crianças.
“Quando eles [adultos] eram crianças os outros adultos não falaram da morte para eles… Criança só não entende o que não se explica. Mas os adultos só entendem o que eles conseguem explicar. Quando eles não entendem uma coisa, acham que ninguém mais pode entender” ressalta um trecho da animação.
Assista abaixo ao vídeo intitulado “O casulo e a borboleta”:
Fonte: Canal ‘De Criança para Criança’
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Esse tema respeito à morte deve estar explicado de modo pouco delicado e com clareza para os pequenos, pois provavelmente estes tem o direito de saber os acontecimentos. Mas pensei que os pais devem lhes ensinar uma forma de lidar com situações, consequências de morte, para que não caiam em depressão, frustrações mentais, tipos problemas psicológicos. O projeto Psicologia Acessível e os pais discutem a importância desse tema para os pequenos.
CurtirCurtir
Obrigada pelo comentário, Tales! Um abraço!!
CurtirCurtir
Achei ótimo é sempre muito difícil falar sobre morte em especial com crianças. Precisamos ser mais abertos a isto. Grata
CurtirCurtir
Que bom que gostou, Célia! Obrigada por comentar! Abraços!!
CurtirCurtir
Que bom que o texto objetiva ajuda para nós tentarmos encontrar uma forma de explicar para criança sobre a morte, mas poderemos utilizar EUFEMISMO para evitar que ela tome susto ou se decepcione. Parabéns por isso.
CurtirCurtir