[Dica de Livros] Série: Sara e sua turma


Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

A Série ‘Sara e sua turma’ já tem livros publicados em diversos países e aborda temas como a tolerância e bullying, mas as histórias envolvem diversos outros assuntos também ligados à realidade das crianças, como: aulas entediantes, a abordagem por estranhos na internet, situações comuns na escola e em grupos de amigos, com a família, entre outros.

“Os livros da coleção Sara e sua turma utilizam a linguagem, os sentimentos e os contextos infantis para transmitir mensagens poderosas às crianças. Por terem sido escritos por uma especialista, além de divertidos, ajudam a educar. Tudo isso é alinhado à construção do hábito de leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento da criança.”

As histórias normalmente apresentam o problema, com a qual a criança poderá se identificar e leva a refletir sobre soluções muito positivas sobre cada um deles.

Veja alguns dos livros da Coleção:

afamiliadesaraA Família de Sara
Nem toda criança tem pai e mãe e ainda assim podem ser muito felizes. Esta é foi a experiência de Sara. Ela que é adotada e não possui um pai por perto se sentia muito mal no dia dos pais. A professora pediu para que os alunos desenhassem o próprio pai. Mas Sara não era capaz de fazer o desenho por não ter conhecido o pai. Foi então, que tiveram a brilhante ideia de ampliar o dia do pai, de forma que as crianças não ficassem excluídas. Foi criado o dia do amor. Sara desenhou toda a sua família e entendeu que não é necessário ter um pai ou uma mãe para ter uma família completa e que te ame. Mensagem inspiradora de confiança, amor e o valor da família.


os cabelos de saraOs Cabelos de Sara
Muitas vezes, as crianças exageram nas brincadeiras e o que era engraçada passa a ser inoportuno e incômodo. Sara passou por isso. Seu cabelo virou motivo de chacota para seus colegas e Sara ficou muito chateada com isso.
Os adultos interviram e as crianças perceberam que Sara não era a única que sofria gozações. A própria Sara foi lembrada que também fazia piada com seus colegas. Quando todos entenderam que eram alvo, decidiram parar foi fácil resolver o problema.
Este livro mostra uma forma inteligente de trabalhar com o bullying dentro da escola e nos ajuda a construir relacionamentos mais saudáveis.


agrandeconfusaoA Grande Confusão
O que fazer quando duas das suas melhores amigas se desentendem? Sara que detesta briga entrou nesse dilema.

Não sabia se tinha que ficar do lado de uma ou de outra. Decidiu não ficar do lado de ninguém, o que deixou ambas chateadas. Não demorou muito para elas perceberem que a briga não valia a pena e as três voltarem a ser amigas.


a nova escola da sara A Nova Escola de Sara
Quem nunca ficou entediado em uma sala de aula? A falta de desafio e de participação de todos é ruim para os professores, para os alunos e principalmente para o futuro da socidade, tendo em vista que estamos ficando defasados em conhecimento e desenvolvimento de habilidades.
Sara perdeu o a paixão pelas aulas. As únicas coisas que importavam eram o intervalo e os seus amigos. A professora já tinha perdido a paciencia. Finalmente, decidiu ouvir a garota. Foi tudo o que precisou.
Este livro tem o papel importante de auxiliar os professores, pais e alunos a buscarem melhores formas de aprendizado, mais focado no aluno do que no conteúdo. Um ensino mais estimulante no qual o resultado é uma melhor qualificação dos jovens.


Para saber mais sobre a Série ‘Sara e Sua Turma’ e conhecer os demais livros, acesse este link!


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

4 comentários em “[Dica de Livros] Série: Sara e sua turma”

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s