Por: Ane Caroline Janiro
Reshma Saujani, criadora de uma instituição que tem o objetivo de ensinar meninas a programar, conta neste vídeo sua própria experiência e defende a ideia de que a sociedade educa as meninas para serem perfeitas em tudo o que fazem, desprezando sua coragem e criatividade e sua capacidade de lidar com falhas e imperfeições, o que as limita em várias atividades onde poderiam se destacar.
“Estamos criando as meninas para serem perfeitas, e os meninos para serem corajosos, diz Reshma Saujani, fundadora do “Girls Who Code”. Saujani assumiu a tarefa de educar as jovens para assumir riscos e aprender a programar, duas habilidades de que elas precisam para fazer a sociedade avançar. Para inovar verdadeiramente, não podemos deixar para trás metade da nossa população, diz ela. “Eu preciso que cada um de vocês diga às jovens que conhecem para sentirem-se bem com a imperfeição”.”
Assista abaixo ao vídeo com a palestra de Saujani:
Fonte: Ted Talks
Imagem: Self.com
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
O texto é muito interessante porque existe a busca razoável pelas formas de lidar com falhas, imperfeição e de assumir riscos, de ser corajosos para agir de maneira correta e consciente diante da sociedade. Sendo assim, tem duas formas mais adequadas para os sexos, ou seja, as meninas e os meninos. Conforme psicologa Saujani, “As meninas estão ensinadas a serem perfeitas e os meninos estão ensinados a serem corajosos”.
Concluindo-se que posso afirmar que os homens admiram com a beleza de mulheres, que são perfeitas, e as mulheres admiram com o ânimo de homens.
CurtirCurtir
Assistam o vídeo da Reshma Saujani no TED.
Após assistir, faça uma reflexão. ADOREI a apresentação dela, e muito me fez pensar em como quero criar a minha filha de 2 anos e 4 meses.
CurtirCurtir