Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro
Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental. É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar melhor com as situações e o com aquilo que sentimos, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento. É o início do processo de inteligência emocional, que favorece também o aprendizado.
Muitas vezes uma criança chora para conseguir o que quer, por exemplo, exatamente porque não sabe compreender e descrever as suas emoções, não sabe expressá-las da forma mais eficaz, então dispõe da reação que conhece e que acredita ser a única possível: chorar. Isso explica também diversos comportamentos, como: uma criança que passa por um processo de luto ou de conflitos em casa e passa a se comportar de maneira agitada e agressiva por não compreender o que está sentindo e não saber lidar com esses novos sentimentos, muito menos verbaliza-los para assimilar a situação da melhor forma.
Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da empatia nas crianças, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identifica-las não somente em si, mas também nos outros.
Este é o primeiro passo então para desenvolver as habilidades emocionais e a empatia.
Logo, essa criança que aprendeu a reconhecer, verbalizar e lidar com as suas emoções tem maiores chances de passar pela adolescência e chegar à fase adulta com melhor saúde mental, uma vida social mais satisfatória e com seus conflitos melhor elaborados.
Ensinar a criança a reconhecer e falar sobre as emoções é tão importante quanto ensinar a ela o reconhecimento das cores, do alfabeto ou dos numerais.
⇒ Dica: conheça e baixe gratuitamente nosso Caderno de Atividades – Trabalhando as Emoções! Uma ótima oportunidade para começar a falar sobre o tema com as crianças. Basta clicar aqui e baixar o seu!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, Fundadora e Administradora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
“POR QUE AS CRIANÇAS PRECISAM APRENDER SOBRE AS EMOÇÕES?” é pergunta muito interessante que desperta em mim curiosidade sobre o comportamento de criança que chora para conseguir o que quer. Mas ela é muito esperta para conseguir o que quer. O que respondi a essa pergunta é sim, porque ela pode aprender expressar o pensamento através das emoções. Assim, ela é humana e sensível. É preciso que os pais ensine a criança a reconhecer as emoções e os sentimentos para que esta compreenda desenvolvimento de empatia nas outras crianças. Concluindo-se que é importante que as crianças estejam ensinadas a reconhecer as emoções e sentimentos negativos ou/e positivos para proporcionar desenvolvimento de empatia nas crianças.
CurtirCurtir
Adorei!
CurtirCurtir
Que bom que gostou, Claudia!! Abraços e volte sempre por aqui!
CurtirCurtir
Achei uma necessidade.
CurtirCurtir