[Dica de Leitura] Hoje eu sou Alice


Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

Uma história forte e perturbadora, mas que retrata a realidade de muitas crianças: o abuso físico, sexual e emocional dentro da própria casa. A autora relata não só o que ocorreu em sua infância, quando era abusada pelo próprio pai, mas também as tristes consequências em sua vida adulta, marcada por transtornos psicológicos. E tudo como forma de alerta. Ela busca conscientizar as pessoas para que reconheçam os sinais de uma criança que sofre esse tipo de violência. Muitas vezes a criança não sabe expressar com palavras ou ainda sente medo, então é preciso ter muita atenção e cuidado.

O livro é realmente intenso, mas aborda um assunto que precisa ser falado e refletido e é necessário que se tenha conhecimento sobre as consequências desastrosas de um abuso na vida de uma criança. Quando falamos sobre tema, especialmente com uma história real e forte como esta, podemos nos preparar melhor para prevenir que novos casos ocorram.

É uma leitura importante também para profissionais da saúde mental, já que além de falar sobre abuso sexual, o caso evidencia também transtornos psicológicos com características muito peculiares e que não seguem à risca a descrição encontrada nos manuais que descrevem os distúrbios.

“Em ‘Hoje eu sou Alice’ a autora relata a extraordinária jornada de uma mulher com transtorno dissociativo de personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool, mas, mais do que tudo, contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância pertubadoramente cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas – e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações. Emocionante e incrivelmente inspirador, este é o relato cativante sobre uma doença rara e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.” – Sinopse

LIVRO - HOJE EU SOU ALICE

Título: Hoje eu sou Alice
Subtítulo: Nove personalidades, uma mente torturada
Autora: Alice Jamieson
Editora: Larousse Brasil
ISBN: 9788576356967
Autobiografia

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias.



Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Uma opinião sobre “[Dica de Leitura] Hoje eu sou Alice”

  1. Esse texto sobre os transtornos dissociativos de personalidades de pessoas que sofrem de todos os tipos de abuso como emocional, sexual, assim por diante. Mas acredito que é preciso que o papel dos pais é prestar atenção e reconhecer principalmente os sinais de consequências desastrosas de abusos de crianças desde infância e quando voltar de escolas para a casa. Muitas vezes, a criança está com o medo de os pais bater nela se contar isso a eles. Por isso, os pais sempre prestam atenção a ela. Mas parabéns por que seu texto esteja divulgando para gente refletir sobre isso.

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s