Dicas de Livros Psicologia e Transtornos

[Dica de Leitura] Hoje eu sou Alice

Em ‘Hoje eu sou Alice’ a autora relata a extraordinária jornada de uma mulher com transtorno dissociativo de personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool, mas, mais do que tudo, contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância pertubadoramente cruel.

Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

Uma história forte e perturbadora, mas que retrata a realidade de muitas crianças: o abuso físico, sexual e emocional dentro da própria casa. A autora relata não só o que ocorreu em sua infância, quando era abusada pelo próprio pai, mas também as tristes consequências em sua vida adulta, marcada por transtornos psicológicos. E tudo como forma de alerta. Ela busca conscientizar as pessoas para que reconheçam os sinais de uma criança que sofre esse tipo de violência. Muitas vezes a criança não sabe expressar com palavras ou ainda sente medo, então é preciso ter muita atenção e cuidado.

O livro é realmente intenso, mas aborda um assunto que precisa ser falado e refletido e é necessário que se tenha conhecimento sobre as consequências desastrosas de um abuso na vida de uma criança. Quando falamos sobre tema, especialmente com uma história real e forte como esta, podemos nos preparar melhor para prevenir que novos casos ocorram.

É uma leitura importante também para profissionais da saúde mental, já que além de falar sobre abuso sexual, o caso evidencia também transtornos psicológicos com características muito peculiares e que não seguem à risca a descrição encontrada nos manuais que descrevem os distúrbios.

“Em ‘Hoje eu sou Alice’ a autora relata a extraordinária jornada de uma mulher com transtorno dissociativo de personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool, mas, mais do que tudo, contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância pertubadoramente cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas – e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações. Emocionante e incrivelmente inspirador, este é o relato cativante sobre uma doença rara e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.” – Sinopse

LIVRO - HOJE EU SOU ALICE

Título: Hoje eu sou Alice
Subtítulo: Nove personalidades, uma mente torturada
Autora: Alice Jamieson
Editora: Larousse Brasil
ISBN: 9788576356967
Autobiografia

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias.



Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

1 comentário

  1. Esse texto sobre os transtornos dissociativos de personalidades de pessoas que sofrem de todos os tipos de abuso como emocional, sexual, assim por diante. Mas acredito que é preciso que o papel dos pais é prestar atenção e reconhecer principalmente os sinais de consequências desastrosas de abusos de crianças desde infância e quando voltar de escolas para a casa. Muitas vezes, a criança está com o medo de os pais bater nela se contar isso a eles. Por isso, os pais sempre prestam atenção a ela. Mas parabéns por que seu texto esteja divulgando para gente refletir sobre isso.

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: