Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro
Documentário brasileiro todo em preto e branco e que aborda uma das principais causas defendidas pela saúde mental: a Luta Antimanicomial. Há quem considere o filme chocante e perturbador, o que não se pode negar, entretanto esta é a realidade contra a qual tem se travado intensas batalhas: “trancar não é tratar”. O isolamento do convívio familiar e social como um todo, ainda mais quando se aplicam práticas cruéis com a justificativa de “tratamento” são fatores que só agravam a situação de pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos. Aliás, muito se tem questionado também – inclusive neste documentário – sobre o conceito de normalidade e de razão: o que pode ser considerado como “anormal”, como um distúrbio passível de internação? E a quem servem os hospitais psiquiátricos?
“Documentário brilhantemente dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton em 1979, contendo depoimentos de internos e profissionais que viviam e trabalhavam no Manicômio de Barbacena. Histórico, o filme teve uma enorme importância na luta contra as formas degradantes com que eram tratados os internos nos manicômios, em especial à época da ditadura militar. Denuncia métodos cruéis como eletrochoque, encarceramento de pessoas sem nenhum tipo de enfermidade e expõe ainda as condições sub-humanas de sobrevivência experimentadas por seres humanos, evidenciando uma espécie de holocausto. Interessante notar que não houve inserção de qualquer efeito sonoro neste documentário, primou-se por reproduzir fielmente os sons do local.”
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
Adoro as indicações desse site. Acompanho todas e sempre vejo, sempre que possível. Só é ruim não ter todos no Netflix. Tenho uma lista imensa com as indicações de vocês. Eu gosto muito de ver filmes com esse tema. Obrigada pela dedicação ao site, é maravilhoso!
CurtirCurtir
Olá Tatiana, que bom receber seu comentário. Muito obrigada!! Bom saber que você acompanha e gosta das nossas indicações. Se tiver alguma dica, pode nos enviar e a gente publica por aqui! ;) Espero que continue nos acompanhando e curtindo as dicas… Um abraço!! Ane Caroline Janiro
CurtirCurtir