7 opiniões sobre “Esporte, Preparação Emocional e Psicologia”

  1. Ane, boa tarde! Sempre gostei de acompanhar seu trabalho e já comentei por aqui em outras oportunidades. Devido a outros projetos, que tem consumido meu tempo, não tenho conseguido ler todas suas postagens.

    No dia da conquista da Rafaela eu assisti a luta e o equilíbrio emocional dela era nítido! Confesso que fiquei impressionada. Depois disso, vi a divulgação deste post no seu instagram, mas não consegui ler antes.

    Hoje, em uma conversa com colegas de trabalho durante o almoço, comentei da minha percepção sobre a Rafaela e me lembrei do seu post e vim correndo ler!

    Durante essa conversa no almoço, me despertou uma outra curiosidade que se aguçou ainda mais quando li seu post e gostaria de comentar com você.

    A situação é a seguinte: agora, com as competições um pouco mais avançadas, é de se considerar que as conquistas do Brasil foram todas em esportes individuais. O que me fez questionar o trabalho em equipe, a cobrança excessiva do mundo corporativo de que as pessoas devem saber trabalhar em equipe.

    Até que ponto o trabalho em equipe realmente traz resultados? Até que ponto ter toda uma equipe na linha de frente é vantajoso? Veja bem, ainda nos esportes individuais, apesar do foco ser 1 atleta, existe toda uma equipe nos bastidores, sem dúvida o atleta não conquistou sozinho. Mas no momento do combate era “só” ele!

    Quando se trata de trabalho em equipe tanto nos bastidores quanto no combate, começo a me questionar se há possibilidade de sucesso!

    E, trazendo para o mundo corporativo, porque as empresas não apoiam o trabalho individualizado na mesma proporção do trabalho em equipe, visto que ambos possuem abrangências e resultados diferentes?

    Desculpe pelo texto longo, mas precisava expor esses questionamentos que, eventualmente, podem ser considerados um tanto polêmico para algumas pessoas!

    Aguardo sua resposta!

    Abraços!

    Curtir

    1. Olá Nayara, obrigada pela sua contribuição. Realmente podemos refletir bastante acerca deste tema e é bem interessante a ligação que você fez também com a área Organizacional, ou seja, do trabalho individual X trabalho em equipe nas empresas. Acredito que sim, seja possível conquistar bons resultados como equipe nos esportes e isso envolve muitos fatores que não somente o trabalho psicológico, também tem a ver bastante com entrosamento entre os competidores, o quanto eles se conhecem entre si, conhecem a forma de trabalho uns dos outros e estão mesmo realizando um trabalho conjunto ali no momento da disputa (além de outras questões técnicas envolvidas). Neste sentido, creio que o mesmo se aplique na área Organizacional, pois mesmo quando o trabalho em equipe faz parte da rotina, muitas empresas ainda preferem estimular mais a competição entre os funcionários (buscando quem se destaca mais) do que realmente manter o foco nos bons resultados do grupo. Assim, muitas pessoas encontram dificuldades para realizar bons trabalhos em equipe em seu ambiente de trabalho, pois além da pressão pelos resultados, ocorre a competição entre pares, o que não condiz com a ideia de cooperação. Muitos bons talentos são desperdiçados dentro das empresas porque muita energia é gasta com competições desnecessárias ao invés de se estimular a parceria visando melhores resultados.
      Vejo que muitas pessoas trabalham melhor individualmente do que em grupo e também para isso as empresas precisam se atentar. Na verdade, o modelo empresarial como conhecemos vem sofrendo muitas transformações com essas gerações mais novas, que preferem abrir mão do excesso de pressão, cumprimento de determinadas regras, horários, de competições internas por apenas entregar bons resultados. A partir daí vemos que as empresas mais atualizadas sequer exigem que seus colaboradores estejam no escritório físico todos os dias, contanto que cumpram metas e apresentem bons projetos. Bem, acho que ainda poderíamos refletir bastante sobre esse tema rs. Estou à disposição. Abraços!!

      Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s