Por: Ane Caroline Janiro
O documentário brasileiro “A loucura entre nós” tem como ponto de partida a pergunta “o que é a loucura?” e tem como cenário o Hospital Juliano Moreira em Salvador-BA, uma das maiores instituições psiquiátricas no Brasil.
A ideia é discutir aquilo que é considerado loucura em nossa sociedade através de uma imersão na realidade dos pacientes do Hospital. Isso foi feito por meio de três anos de filmagens e essa vivência acompanhou inclusive o momento em que eles saem da instituição em busca da tão desejada autonomia e da retomada dos laços familiares.
É interessante observar o ponto de vista do filme, que busca refletir sobre a decisão da sociedade de isolar quem apresente um comportamento que não condiz com o conceito de normalidade, com a justificativa de que isso contribua no “restabelecimento” do indivíduo e no bem geral. A ideia é evidenciar que o isolamento não “trata”, pelo contrário, apenas agrava o sofrimento mental. Assim, o documentário aborda as importantes questões da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica no Brasil.
A direção é de Fernanda Fontes Vareille e a obra é inspirada no livro de mesmo nome do psiquiatra Marcelo Veras, também ex-diretor do Hospital Juliano Moreira.
Neste link você pode assistir ao trailer e também saber mais sobre o documentário.
O filme foi lançado em 06 de agosto do 2016 e no link abaixo você pode se informar sobre os cinemas onde ele está em exibição:
Documentário “A Loucura entre nós” – onde assistir.
Imagem: A Loucura entre nós
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora deste blog:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556