Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro
O Psicologia Acessível apoia os Jogos Paralímpicos Rio 2016, o maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência. Assim, vamos ajudar na divulgação de informações sobre o evento e sobre todos os esportes que fazem parte dele.
Faltando apenas alguns dias para a Abertura Oficial das Paralimpíadas, que ocorrerá no dia 7 de setembro, todos os dias vamos publicar aqui curiosidades sobre cada um dos esportes.
Hoje vamos falar sobre o Atletismo:
Corrida, saltos, lançamentos e arremessos. Um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Paralímpicos, o atletismo é disputado desde Roma 1960, primeira edição do evento. No Rio 2016, são 177 provas valendo medalhas.
Diferentes provas são disputadas, mas o objetivo é o mesmo: superar o adversário em competições diretas, seja por meio de corridas, saltos, lançamentos ou arremessos
Provas:
- CORRIDA
Os atletas devem completar percursos de 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m ou 5.000m. Os amputados de membros inferiores usam próteses especiais, os cadeirantes competem em cadeiras de rodas adaptadas e os deficientes visuais contam com a ajuda um guia.
- REVEZAMENTO
Equipes de quatro atletas disputam corridas de 4x100m e 4x400m. Cada corredor deve percorrer um quarto do percurso total e passar o bastão para seu companheiro de equipe, exceto nas provas para cadeirantes, em que um toque com a mão no corpo do outro é suficiente.
- LANÇAMENTO
Lançamento do disco: cada atleta tem três tentativas para lançar discos, que pesam de 0,75 a 2kg, à maior distância possível. Dependendo classe, os atletas podem realizar os lançamentos de pé ou sentados em plataformas.
Lançamento do dardo: cada atleta tem três tentativas para lançar à maior distância possível um dardo com ponta metálica que varia de 500 a 800g de peso. Dependendo da classe, os lançamentos podem ser realizados de pé, sentados em cadeiras ou em plataformas. Uma barra vertical, fincada no solo, pode ser utilizada como apoio para o lançamento.
- ARREMESSO
Arremesso do peso: cada atleta tem três tentativas para lançar à maior distância possível pesos de metal redondos, que variam de 2 a 7,26kg. Dependendo da classe, os atletas podem realizar os lançamentos de pé ou sentados em plataformas. Uma barra vertical, fincada no solo, pode ser utilizada como apoio para o arremesso.
Arremesso da maça: cada atleta tem três tentativas para lançar à maior distância possível um bastão de madeira com base de metal, que pesa cerca de 400g e tem cerca de 40cm de comprimento. Os atletas competem sentados em plataformas adaptadas.
- SALTO
Salto em distância: cada atleta tem três tentativas para saltar o mais longe possível. Eles pegam impulso na corrida em uma pista de cerca de 40m – o último passo não pode ultrapassar a tábua de salto – e aterrissam em uma caixa de areia.
Salto em altura: os atletas devem saltar o mais alto possível sobre um sarrafo horizontal erguido por dois suportes, aterrissando em uma área acolchoada. Cada atleta tem três tentativas para cada altura – três falhas consecutivas em derrubar o sarrafo levam à eliminação.
- MARATONA
Com 42,195 km, a maratona é a prova mais longa de corrida – tradicionalmente disputada pelos atletas pelas ruas da cidade. Os amputados de membros inferiores usam próteses especiais, os cadeirantes competem em cadeiras de rodas especiais e os deficientes visuais contam com a ajuda um guia.
Assista abaixo ao vídeo sobre o Atletismo nos Jogos Paralímpicos de 2012 em Londres:
>> Para comprar seu ingresso e assistir ao vivo o Atletismo nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, acesse este link!
Fonte: Rio2016.com
Foto: Paratleta Alan Fonteles (Link)
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora deste blog:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).