Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro
O Psicologia Acessível apoia os Jogos Paralímpicos Rio 2016, o maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência. Assim, vamos ajudar na divulgação de informações sobre o evento e sobre todos os esportes que fazem parte dele.
Faltando apenas alguns dias para a Abertura Oficial das Paralimpíadas, que ocorrerá no dia 7 de setembro, todos os dias vamos publicar aqui curiosidades sobre cada um dos esportes.
Hoje vamos falar sobre o Futebol:
São duas modalidades: Futebol de 5 e Futebol de 7
No Futebol de 5:
Com vendas nos olhos para igualar sua condição, atletas com deficiência visual jogam com uma bola sonora (com guizos internos) e são orientados na quadra pelo técnico, chamador e goleiro (este sem deficiência visual) com o objetivo de marcar mais gols.
As partidas têm duração de 50 minutos, divididas em dois tempos de 25 minutos. Em caso de empate nas partidas da fase de mata-mata, não tem prorrogação: uma disputa de pênaltis decide o vencedor.
EQUIPES:
Cada equipe tem quatro jogadores, que utilizam vendas para que todos estejam em igualdade de condições visuais (cegos). O goleiro não pode lançar a bola além da linha da meia-quadra nem segurar com as mãos um passe feito por um companheiro de equipe.
GUIAS:
Cada equipe tem três guias orientando o posicionamento dos jogadores durante a partida: o goleiro (defesa), o técnico (meio da quadra) e o chamador (ataque). Os guizos dentro da bola também orientam os jogadores.
CAMPO:
O campo mede 40m x 20m e tem duas marcas de cobrança: uma do pênalti (6m de distância da linha central da meta) e outra do segundo ponto do pênalti ou pênalti duplo (8m de distância da linha central da meta), utilizada a partir da quarta falta acumulativa de cada equipe.
As laterais do campo são cercadas por placas de 1,20m de altura, que impedem a bola de sair, deixando o jogo mais dinâmico.
No Futebol de 7:
Em uma versão do futebol adaptada para jogadores com paralisia cerebral, dois times com sete atletas cada tentam colocar a bola dentro do gol adversário ao mesmo tempo em que defendem o seu.
As partidas são disputadas em dois tempos de 30 minutos.
Nas partidas de disputa do 5º ao 8º lugar, semifinais e finais, se o placar estiver empatado após o tempo normal, haverá uma prorrogação de 20 minutos (2 tempos de 10 minutos).
Se após a prorrogação não houver um vencedor, a partida é decidida através de cobranças de pênalti.
PARTICULARIDADES:
O futebol de 7 é bem parecido com o futebol Olímpico, com algumas particularidades, como:
– Os arremessos laterais podem ser cobrados com apenas uma das mãos – mas os jogadores também podem usar o método tradicional com as duas mãos
– Não há impedimento.
>> Para adquirir ingressos e assistir às partidas de Futebol nas Paralimpíadas Rio 2016, acesse este link!
Imagem e fonte: Rio2016.com
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!
Sobre a autora deste blog:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556
Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).