[Dica de Livro] Outro olhar – Reflexões de um Autista


“É perigoso elevar quem sofre de autismo ao patamar de gênio. Não tem nada pior do que ouvir que sua síndrome não o limita em nada com relação aos neurotípicos. O grande prazer para o autista é dominar coisas que para os outros não representam qualquer obstáculo. Existem, sim, gênios autistas, assim como existem gênios que não convivem com o transtorno. O mundo do autismo tem beleza diferenciada, mas também um lado sombrio que faz de guerreiros todos nós que o enfrentamos.” – Victor Mendonça

“Outro Olhar – Reflexões de um Autista” imprime a sinceridade, a sensibilidade e a constante preocupação com dicas preciosas sobre a experiência diária. Victor Mendonça refaz o próprio caminho, que matiza com a crítica, para afirmar que os obstáculos podem ser superados e o que o amor familiar e o afeto social são a panaceia para um mundo tão especial: o de todos nós. – Sinopse

“No livro exponho partes de minha trajetória que ajudam a compreender questões inerentes à vida de todos os que possuem a Síndrome de Asperger. Problemas na escola, dificuldades de relacionamento e automedicação são alguns dos temas abordados. Escrever esse livro foi muito desafiador, pois me exigiu que mantivesse a transparência característica aos aspies e, ao mesmo tempo, enxergasse as minhas vivências com certo distanciamento para não restringir a visão retratada aos sentimentos que elas me despertaram. É como se eu tivesse que encarar o lado mais sombrio da minha personalidade, mas o foco não é esse lado em si, mas sim o modo como busco lidar com ele e evitar que se manifeste, já que é inerente à minha vida. Pude constatar que felicidade não é ausência de sofrimento, mas sim a habilidade para lidar com ele. Desafios sempre virão, e é isso que me move.

Não escrevi esse livro para me colocar algum rótulo, como o de herói ou mesmo vítima. O que acredito é que sou uma pessoa empenhada em transformar as circunstâncias, algo que aprendi ao praticar o budismo, tema que também abordo devido a sua importância para que eu lide com a forma caótica do mundo em que vivemos. Tenho qualidades e defeitos, além de muitas características autistas. Se aparecesse uma oportunidade mágica de me transformar em neurotípico eu recusaria, não por causa do autismo, mas porque aí eu não seria mais eu. E eu gosto de ser o Victor.”

Victor Mendonça, 18 anos, asperger diagnosticado aos 11, é estudante de jornalismo pelo UniBH. Escreve para o Tudo Bem Ser Diferente com a coluna Mundo Asperger. Mantém coluna semanal ainda, do Mundo Asperger na WebrádioUniBH, com veiculação às terças feiras.

O livro é foi publicado pela editora Manduruvá Edições, no ano de 2015. Pode ser adquirido em algumas das principais livrarias físicas e online do país.

Saiba mais em: Mundo Asperger by Victor Mendonça

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora deste blog:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

 

2 opiniões sobre “[Dica de Livro] Outro olhar – Reflexões de um Autista”

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s