Autoestima e Motivação Coluna Ane Caroline Janiro

Nada nos sabota tanto quanto o medo do que os outros vão pensar

Nada nos sabota tanto quanto o medo do que os outros vão pensar. Quando condicionamos as nossas realizações à aprovação de outras pessoas, passamos a ser meros expectadores da nossa própria vida e também da vida alheia.

Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

Nada nos sabota tanto quanto o medo do que os outros vão pensar. Quando condicionamos as nossas realizações à aprovação de outras pessoas, passamos a ser meros expectadores da nossa própria vida e também da vida alheia. Deixamos o protagonismo de lado e nos aprisionamos em uma espécie de tribunal permanente, imaginando que apenas com o consentimento do outro poderemos ser felizes.

E não é assim que funciona. A preocupação com aquilo que pensam de nós é uma das grandes prisões que podemos manter em nossa vida.

É claro que é importante saber receber e acatar opiniões, principalmente daqueles que são mais próximos e se preocupam verdadeiramente conosco, mas quando falamos em ser protagonista de sua própria história, estamos falando de saber filtrar aquilo que realmente é bom para si, analisando riscos e possibilidades, mas privilegiando aquilo que faz sentido para a sua própria história, não para a de outra pessoa.

As realidades são muito diferentes, por mais que duas pessoas vivam de formas bem parecidas e também façam escolhas semelhantes, cada um é responsável e livre por suas decisões, cada um sente à sua maneira e enxerga o mundo sob perspectivas distintas.

Tudo isso envolve também autoconfiança. É preciso estar seguro de si para saber dizer não, para aprender a seguir caminhos que por vezes não agradem a todo mundo, para entender que, por mais que você sinta culpa por fazer uma escolha que alguém desaprove, esta é a sua vida e é preciso vive-la bem, por inteiro e que em sua história, é você quem deve ser o personagem principal. Ninguém mais.

Imagem: Pinterest

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora deste blog:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

3 comentários

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s