A escola dos seus filhos é inclusiva?


Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

Quando você procura por uma escola para seu filho ou filha, considera aspectos importantes, como a localização, o método de ensino, a qualificação dos professores… Mas leva em conta também se essa escola é um ambiente de educação inclusiva, ainda que seu(a) filho(a) não tenha alguma deficiência?

Isso é muito importante, pois um ambiente inclusivo ajuda as crianças a conviverem melhor com as diferenças, se sentirem parte do todo, respeitadas e, como consequência, estarem mais preparadas para a vida em sociedade.

São inúmeros benefícios comprovados que uma escola inclusiva proporciona.

“No convívio, as crianças ampliam a sua visão de mundo, desenvolvendo empatia, respeito, engajamento e muito mais. E o benefício vai além, as escolas inclusivas contribuem para a melhora no desempenho acadêmico.”

Muito tem se falado sobre o desenvolvimento da empatia nas pessoas, sobre a necessidade de aprendermos a respeitar o outro, as diferenças, as escolhas. Realmente essa é uma necessidade urgente. Também, apesar de alguns avanços, ainda podemos acompanhar as lutas diárias das pessoas com deficiência para terem seus direitos garantidos. Para que tudo isso seja uma realidade, precisamos começar a tomar ações no local onde estamos e dentro de nossas próprias famílias. De que forma, na prática, podemos contribuir? Fazendo a nossa parte. Nos preocupando com a educação dos nossos filhos, para que esta seja uma educação com o olhar voltado também para a formação de seu caráter, no desenvolvimento afetivo e emocional, para o pensamento inclusivo. Nos preocupando em garantir os direitos essenciais a qualquer pessoa. Questionando, por exemplo, os diretores e professores de escolas que ainda não são inclusivas.

Este vídeo que separei abaixo é uma campanha desenvolvida pelo Prioridade Absoluta e pelo Instituto Alana, com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a educação inclusiva.

Assista à animação e entenda melhor:

 

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção à sua direita “Seguir Psicologia Acessível” e receba os posts em seu e-mail!


12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora deste blog:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

 

 

publi-caderno-libras-blog

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s