Quais são os aspectos psicológicos que a violência doméstica causa?


Por: Renan Gomes Lara 

Ao entendimento, a história feminina é ainda desconhecida pela sociedade, pois existem as desigualdades entre o sexo masculino e feminino. Observa-se no tema da violência doméstica que a construção dos papéis diferenciados atribui normalmente à mulher o lugar de inferioridade, sendo assim, passa a ser submissa a vontade do homem e quando age de forma oposta, nesse contexto, é agredida.

Disposto a essa dinâmica de conhecimento, compreendemos que a violência doméstica é um fenômeno muito complexo, pois diversas são as causas para a permanência neste ciclo de dor e sofrimento, assim os danos são significativos à estrutura emocional da mulher, além de constituir uma violação aos seus direitos como cidadã.

Os estudos dos autores supracitados identificaram as principais consequências psicológicas que afetam a saúde psíquica das mulheres vítima de violência doméstica e suas relações no âmbito familiar correlacionando com a psicologia. Nestes aspectos foram encontrados os sintomas mais comuns que são insônia, pesadelos, falta de concentração, irritabilidade, falta de apetite, e até o aparecimento de sérios problemas mentais como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, além de comportamentos autodestrutivos como: o uso de álcool, drogas, ou mesmo tentativas de suicídio.

Nessa concepção compreende-se que a violência atinge todas as classes sociais, idades, culturas, etnias, religiões e está presente na sociedade machista de uma forma geral. Traz diversas sequelas psicossociais como: medo, isolamento, tristeza, baixa autoestima, ansiedade, vergonha, pois sempre será cobrada por seus atos.

Esse fenômeno crescente divulgado nos meios de comunicação ainda causa grande desconforto, pois a sociedade de forma geral é leiga e não consegue formar uma opinião concreta a essa temática, assim parte para o julgamento e culpabiliza a mulher por suas atitudes, fazendo com que a mesma perca a sua autonomia em relação a sua própria vida conjugal.

Cabe ao psicólogo se pautar nessa temática da violência doméstica, contribuindo em toda a sua vertente para o resgate dessa mulher com técnicas de escuta qualificada, acolhimento, procurando olhar de maneira holística esse ser humano fragilizado que tanto busca um atendimento em momento de total desamparo.

Neste sentido a psicologia também busca compreender essa problemática e as diferentes formas de manifestação de tal fenômeno a fim de proporcionar uma assistência adequada a essas vítimas, fortalecendo a autonomia, a autoestima, seu poder de decisão, desejos e vontades que ficaram anulados durante todo o período em que permaneceram nesta relação marcada pela violência e assim possibilitando o surgimento de novas alternativas para lidar com esta questão.

Referência

SANTOS, Maria Antonia dos. Aspectos psicológicos causados em mulheres vítimas de violência doméstica./ Maria Antonia dos Santos./ Renan Gomes Lara – Campo Grande: Faculdade UNIGRAN Capital, 2016.

Imagem: Pinterest

Renan Gomes Lara

Estagiário de Psicologia na Prefeitura de Campo Grande – MS
Atua na promoção da saúde com escuta qualificada, acolhimento e presta informações aos usuário do Sistema Único de Saúde – SUS na Unidade de pronto atendimento – UPA.
Estudante de Psicologia na Faculdade Unigran Capital em Campo Grande – MS
Atuou na Caravana da Saúde na cidade de Campo Grande
Participa do Projeto Posso Ajudar
Contatos:
Whatsapp: (67) 99269-9508
E-mail: reenamportales@gmail.com

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

2 comentários em “Quais são os aspectos psicológicos que a violência doméstica causa?”

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s