Por: Raísa D. Giumelli
Já pensou se pudéssemos ver os nossos órgãos e o de outras pessoas? Iríamos nos deparar com pulmões rosinhas, e alguns cinzas; intestinos sem gordura, outro com; coluna vertebral de alguns para um lado, de outros para outro, alguns ossos gastos e outros novinhos. E já imaginou se pudéssemos ver os nossos sentimentos e pensamentos? Que cara o medo, a ansiedade, o amor teriam? Quando algum amigo dissesse “estou com depressão” você poderia ver a depressão dele.
Será que vendo tudo isso iríamos cuidar melhor de nós mesmos? Iríamos valorizar mais nossas emoções? A empatia pelo próximo iria aumentar? Arrisco, e respondo que não. Está certo, dizem que só acreditamos naquilo que vemos. Vou além: só acreditamos naquilo que experienciamos. Porque o que fica do que vemos é como reagimos, como nos sentimos, quais os pensamentos que surgiram.
Pode ser que, se pudéssemos olhar o nosso interior, no início faria diferença. Porém, depois não seria mais algo novo, mesmo que visível. As pessoas se acostumariam e entrariam no automático. Posso estar falando coisas que não concordem, mas tenho certeza de uma coisa: eu não quero viver no automático. Não quero só ver, só saber, só me acostumar, isso não me muda. Eu quero é experienciar, e me desabrochar pra vida.
Então acolha seu corpo, sua mente, seus sentimentos. Permita-se entrar em você mesmo, se conhecer. Garanto que encontrará muita coisa nova. Quer experi(enciar)mentar?
Imagem capa: Pinterest
Raísa D. Giumelli
CRP:12/13650
Formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
Cursando especialização em Psicologia Clínica
na abordagem da Gestalt-Terapia no CEG/SC.
Atende adolescentes, adultos e idosos em Joinville,SC.
Participação de ações voltadas à saúde mental em locais como
shoppings, escolas, universidades.
Temas já abordados: suicídio, depressão, campanha Janeiro Branco.
Artigo científico publicado na Revista da Abordagem Gestáltica (2016, v.22, nº1)
sobre o tema “Convivência com animais de estimação: um estudo fenomenológico”.
Contatos:
Celular (47) 99935-5813
E-mail: raisapsicologia@gmail.com
Facebook.com/psicologaraisa
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!