Os meios de comunicação podem influenciar na aprendizagem infantil?


Por: Renan Gomes Lara

Devemos pensar de modo crítico e reflexivo sobre até que ponto os meios de comunicação podem influenciar na aprendizagem de uma criança em idade escolar. Quais são os benefícios e malefícios dessas mídias nos processos de aprendizagem? Os impactos trazidos por elas são mais positivos ou negativos? Pois são vários os estudos que abordam sobre essa temática atual.

Desse modo a aprendizagem mudou muito nas últimas décadas, assim como a vida da sociedade. O mundo, a cultura, as brincadeiras das crianças sofreram muitas mudanças, a infância antes praticada nas ruas, hoje está confinada a um quarto que tem tudo a oferecer: televisão, videogame, computador, internet, entre outros (BICK et al, 2013).

Nessa dinâmica a criança em idade escolar está pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemática, ou seja, adquire certa autonomia crescente em relação aos pais, pois passa a elaborar e organizar seus próprios valores morais. Neste contexto se insere os professores em educação infantil nas escolas públicas e particulares, afirmando que com essas mídias digitais o aluno traz o que aprender no “mundo virtual” para a sala de aula.

Os artefatos tecnológicos vem possibilitando que a informação e a diversão estejam constantemente ligadas, sendo apresentados às crianças de forma dinâmica, possuindo uma diversidade de conteúdo que pode ser explorada. E em contrapartida, traz certo dano devido ao grande período que a criança fica exposta em frente à televisão, computadores, tablets e celulares, pois estão em seu poder e sem a supervisão dos pais, onde acabam por substituir as brincadeiras, leituras e jogos que estimulam a criatividade da criança, podendo prejudicar assim seu desenvolvimento no aprendizado.

Podemos pautar as principais formas pedagógicas em três formas: conteúdo escolar integrante das várias disciplinas do currículo; competências e atitudes profissionais; e meios tecnológicos de comunicação humana (visuais, cênicos, verbais, sonoros, audiovisuais). Aliados ao desenvolvimento de pensamento autônomo, estratégias cognitivas, autonomia para organizar e dirigir seu próprio processo de aprendizagem, facilidade de análise e resolução de problemas (LIBÂNEO, 2001).

A mídia digital é muito atrativa para as crianças por ser divertida, colorida, interessante e convidativa. Faz com que as crianças se sintam incluídas na sociedade. Não temos como nos livrar, pois fazem parte de nosso dia a dia, entretanto, a qualidade do que será visto e apreendido cabe à família transmitir, assim como o tempo de exposição e supervisão dos mesmos, pois podem ser grandes aliados se usados corretamente.

Referências:

BICK, V. T; CLARO, L. M. P; ROSA, J. F. D; PEREIRA, L. L. As influências da mídia no desenvolvimento infantil. Rev. Psicologia em Foco. Frederico Westphalen. v.5. n.5, p. 101 – 115, Jul. 2013. Disponível em: http://www.revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1105/1581 Acesso em 03/03/2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora: novas exigências educacionais e profissão docente. 21. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

Imagem capa: Pinterest

Colunista:

Renan Gomes Lara

Estagiário em uma ONG não governamental.
Atuou na promoção da saúde com escuta qualificada,
acolhimento e informações aos usuário do
Sistema Único de Saúde – SUS em
Unidade de pronto atendimento – UPA.
Estudante de Psicologia na Faculdade Unigran Capital
em Campo Grande – MS.
Atuou na Caravana da Saúde na cidade de Campo Grande.
Participa de projetos voltados a área da psicologia.
Contatos:
Whatsapp: (67) 99269-9508

E-mail: reenamportales@gmail.com

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s