Por: Camila M. Fernandes
Todos os pais e mães podem já ter aprendido a trocar fraldas, a lidar com o choro constante na madrugada, a ter todos os cuidados, mas o que fazer com a chegada de um novo filho? É uma situação que mexe muito com todos da família. Esses medos não são apenas pela gravidez em si, mas junto vem a preocupação com o(a) outro(a) filho(a). Afinal de contas, ele era filho único até agora.
Para que essa fase seja mais tranquila, sem muitas preocupações, é necessário que haja uma preparação, e isso precisa começar assim que se descobre a gravidez. Se você tem dúvidas do que fazer e de como reagir a essa nova fase, veja algumas dicas:
- Conte a notícia para o filho mais velho: Parece algo bobo, mas às vezes a empolgação faz com você conte a notícia do novo filho para todos a sua volta, menos para um dos maiores envolvidos: seu filho mais velho. Quando ele souber que foi o último a saber ficará muito chateado.
- Deixe seu filho participar dos preparativos do nascimento do irmão: para isso, chame-o para ajudar na escolha do nome do irmão, a escolher a cor da decoração ou de um objeto para o quarto. Ele se sentirá importante.
- Reserve um tempo do seu dia para seu filho: a chegada do irmão faz com que o mais velho possa se sentir sozinho, pois percebe que a atenção é voltada toda para o bebê, então mesmo com a correria e o cansaço de um recém nascido, passe um tempo do seu dia com o filho mais velho. Mostre que o amor não mudou.
- Ciúmes e “birras”: a chegada de um bebê, mesmo enquanto está na barriga da mãe, faz com que o irmão mais velho tenha pensamentos negativos, acreditando que não gostarão e nem passarão mais tempo com ele. Conforme esses pensamentos aumentam, a criança pode apresentar alguns comportamentos disfuncionais. Como crianças não sabem expressar sentimentos e pensamentos como nós adultos conseguimos, eles demonstram sua irritação ou insatisfação através dos comportamentos e isso surge através de agressividade, “birras” e ciúmes.
- Presente do irmão mais novo: seja ainda no hospital ou quando chegar em casa, compre algo que o filho mais velho deseja muito e dê a ele como um presente do irmão mais novo para ele. Ele se sentirá feliz e amenizará as sensações que a novidade de um novo irmão traz.
A chegada de uma nova pessoa à família gera alguns desconfortos, principalmente para o filho mais velho. Até pouco tempo atrás, a criança era única e o centro das atenções. Por isso é preciso mostrar a ela que o amor e carinho não mudam, apenas estão se expandindo para mais uma pessoa.
É necessário sempre conversar com as crianças, sendo claro e objetivo, pois elas entendem muito bem. Deixe a criança falar tudo o que sente com relação ao novo irmão e não o julgue, mesmo que ouça algo raivoso. Mostre sempre que o amor e carinho não mudarão, e perceber que ainda é amado será essencial para lidar com essa nova fase.
Imagem capa: Pinterest
Colunista:
Camila M. Fernandes
CRP: 06/109118
Psicóloga Clínica. Formada pela Universidade São Judas Tadeu.
Aprimoramento Clínico na Abordagem Cognitiva pela Universidade São Judas Tadeu.
Atendimento no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo-SP
Contatos:
E-mail: psico.camilamartins@gmail.com
Facebook.com/psicocamilafernandes
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!