Versão Beta – há tempo para tudo


Por: Claudiane do Rocio Quaglia Nunes

Sempre será tempo para buscar, ousar, aprender, ensinar e, principalmente, para nos desenvolvermos. Há tempo para tudo.

No decorrer de nossas vidas passamos por diversas fases. Muitos autores já discorreram sobre as fases do desenvolvimento humano por diferentes óticas. Todas descrevem como nos comportamos, seja no sentido físico, afetivo ou social com o passar dos tempos.

O tempo sempre esteve presente de maneira positiva ou negativa no processo de desenvolvimento. Por isso nós, seres humanos, sempre estamos a nos confrontar com este tempo, pois em alguns momentos almejamos o seu retrocesso e em outros queremos ser adivinhos e controladores dele.

Com base nesta confusão temporal, acreditamos que estamos prontos em certos momentos da vida. A cultura estabeleceu marcos sociais para que almejássemos nos desenvolver, como se fechássemos ciclos e iniciássemos outros.

Eventos como aniversários, casamentos e formaturas, por exemplo, ganham esta conotação, ou seja, de certa forma criamos conjecturas que nos levam a um desenvolvimento cronometrado. Uma busca constante de nos desenvolvermos a tempo.

Mas a tempo de que mesmo?

Indagações sobre a relação do tempo e do desenvolvimento sempre instigaram estudiosos de diversas áreas. No meio tecnológico, os pesquisadores resgataram nos tempos antigos uma denominação para relacionar tais processos: a versão beta.

Neste contexto tecnológico, a versão beta é a versão de um produto (geralmente software) que ainda se encontra em fase de desenvolvimento e testes e é disponibilizada para que os usuários possam testar e, eventualmente, reportar bugs (problemas) para os desenvolvedores.

No entanto, esses produtos muitas vezes são popularizados bem antes de sair a versão final. Na prática, sempre que um programa é lançado em versão beta, significa que o próprio desenvolvedor admite que o programa ainda não está pronto e pode ter problemas. Porém, já está em um nível viável para a utilização, mesmo que sem nenhuma garantia.

A versão beta é uma constante em nossas vidas. Estamos sempre em desenvolvimento, independentemente do tempo ou da fase em que estamos. Neste caso, entretanto, não temos um desenvolvedor para nos orientar ou corrigir nossos “defeitos”.

Por sorte não existe uma versão final dos seres humanos.

Certa vez o autor Eno Theodoro Wanke mencionou uma célebre frase: “Antes de os relógios existirem, todos tinham tempo. Hoje, todos tem relógios.”

Somos nossos próprios desenvolvedores. Cabe-nos perceber que temos um tempo para este processo e que podemos errar e acertar. O que importa é que sempre estamos nos desenvolvendo, independentemente do resultado ou do tempo.

Que possamos deixar nossos relógios de lado e compreender que a versão beta se faz presente. Sempre será tempo para buscar, ousar, aprender, ensinar e, principalmente, para nos desenvolvermos. Há tempo para tudo.

Imagem capa: Pinterest

Colunista:

Claudiane do Rocio Quaglia Nunes
CRP nº 06/134348

Psicóloga Clínica e Pedagoga
Formada pela Universidade Nove de Julho
Especialista pela Uninter em Psicopedagogia
Atende em São Paulo/SP
Observações: idealizadora do projeto Ideais de Mim
Contato:
claudianequaglia14@gmail.com

Blog: http://ideaisdemim.blogspot.com.br/

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Uma opinião sobre “Versão Beta – há tempo para tudo”

  1. Sensacional este tema, a propósito, gostaria de mais aprofundamento, e como dizia o sábio Salomão, há tempo para tds as coisas….e o ser humano, penso eu, vive para se desenvolver a tal ponto de se entregar pelo outro, por uma causa, por uma experiência….enfim numa versão vazada, só com contornos…Grata pelas reflexões.

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s