Por: Daniela Knapp
Vivemos em meio a um apelo muito forte sobre a nossa saúde física. Hoje tudo o que é fitness está na moda. Assistimos programas nos variados meios de comunicação sobre o assunto e a indústria alimentícia se voltando cada vez mais para a saúde do corpo. Mas a minha pergunta é: e a saúde emocional? Pouco tem se falado sobre estarmos completamente em paz a respeito do que somos.
Mas o que é a saúde emocional? Podemos definir a saúde emocional como “sentir-se em paz em relação ao seu passado, presente e futuro”. É saber quem você é, o que faz e para onde vai, sentindo-se bem com você mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor.
Muitas pessoas vivem desiludidas em relação a sua saúde emocional, pensando que já fizeram de tudo para tê-la. E acredite, muitas pessoas já fizeram mesmo!
Mas o fato é que não existe uma fórmula mágica para se atingir a saúde emocional e talvez nossa mente esteja muito condicionada a pensar que precisamos realmente de algo rápido, indolor e eficaz para esquecermos o passado e prosseguirmos. Como se existisse um remédio que ao ser tomado você se transformasse em uma nova pessoa. Sim! Muitas pessoas me pedem isso no consultório: “Será que não há uma maneira de desligar isso da minha mente? Um botão? Uma fórmula? Algo mais profundo?”
E a resposta é frustrante: “Não, não existe!” É necessário desconstruir percepções, significados e conceitos que alimentamos durante a nossa vida toda para construir um novo caminho e essa jornada pode ser muito longa e muitas vezes dolorida.
Para se atingir a saúde emocional é necessário alimentar as emoções e a mente de forma adequada, assim como alimentamos o nosso corpo para que ele seja saudável. Assim como é difícil fazer uma reeducação alimentar, assim também é difícil reeducar as nossas emoções.
Mas tenho uma boa notícia! A saúde emocional não é algo inatingível e os benefícios dessa jornada são inúmeros. Você sabia que pesquisas apontam que pessoas que tem saúde emocional são mais criativas, generosas e autoconfiantes? Além disso apresentam maior produtividade e qualidade de vida. São pessoas mais resilientes e desfrutam de uma saúde física melhor, tendo maior longevidade. Não é maravilhoso?
Mas afinal de contas como posso ter saúde emocional? Durante anos a psicologia positiva estudou as pessoas felizes, chegaram a conclusão que existem alguns itens essenciais a serem praticados por aquelas pessoas que querem alcançar a felicidade, são eles:
- Acabe com pensamentos limitantes
- Olhe o copo sempre meio cheio – gratidão
- Cultive emoções positivas: paz, inspiração, prazer
- Cultive relacionamentos positivos
- Tenha significado e propósito de vida
- Realize e conquiste seus objetivos
Como alcançar todos esses itens? Através de uma jornada de autoconhecimento. Saber sobre si mesmo é o melhor caminho para cultivar emoções positivas, relacionamentos saudáveis, significado, propósito de vida e de futuro. Por isso a dica é sempre olhar para dentro de si! Não adie a busca de ajuda quando desconfiar que algo não está bem com suas emoções, fortaleça sua autoestima e invista em você sempre.
Imagem capa: Pinterest
Colunista:
Daniela Knapp
CRP 08/16950
Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres
Formada pela Universidade Federal do Paraná
Atende em Curitiba – PR
Contato:
Site: www.realmentemulher.com.br
Facebook.com/realmentemulher
E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Texto muito bom!!!!!
CurtirCurtir