Quem nunca parou para pensar “quem sou eu?”. Essa pergunta pode ser mais frequente do que imaginamos.
Às vezes passamos anos de nossa vida acreditando que estamos bem, que entendemos nosso papel no mundo, mas às vezes dá aquela sensação de vazio, como se estivéssemos incompletos, faltando algo, como se nossa essência sumisse.
Veja alguns passos importantes para reencontrar ou fazer as pazes com sua essência:
1. Veja o que realmente você quer para sua vida
Fazer uma retrospectiva de tudo o que conquistou, rever seus sonhos e ver se está no caminho certo. Às vezes mudamos o rumo e não nos damos conta. Achar um tempo para pensar pode te ajudar. Refletir é um bom caminho para recomeços.
2. Viva sua própria vida
Muitas vezes não nos damos conta, porém quando percebemos, estamos seguindo os sonhos e desejos dos outros e não os nossos.
Ter e seguir seus sonhos é um belo jeito de manter a vida alinhada.
3. Aprenda a dizer não
Ficamos tão presos em ser legais com todos que esquecemos que negligenciamos a nós mesmos. Aprenda que não é para tudo na vida que você precisa dizer sim. Se impor é fundamental.
No final descobrimos que a nossa essência é ser quem realmente somos, sem máscaras, sem mentiras. Se deseja encontrá-la, pare e pense se você tem sido você. Se tem seguido seus sonhos e não tem se escondido.
É necessário ser sincero com você mesmo.
Só sabemos onde erramos e o que precisamos arrumar quando estamos dispostos a mudanças. Sim, às vezes para ter nossa essência de volta é necessário que façamos mudanças. Vamos crescendo, amadurecendo, e nem sempre manter o padrão antigo é bom. Nos prendermos ao passado é um dos motivos pelos quais podemos perder nossa essência. Precisamos seguir em frente, ver novas perspectivas, perceber que o caminho pela frente pode ser muito melhor que o caminho anterior.
Mudar não faz você perder a essência, desde que as mudanças aconteçam por um desejo interno, por perceber que precisa fazer algo diferente em sua vida.
Apenas não permita que os outros tirem de você o que tem de melhor. Seja sempre você mesmo.
Para não se esquecer disso, lá vai uma lição de casa:
– Faça uma lista com todas as suas qualidades, pensa nelas com carinho, sem pressa.
Após o terminar, lembre de olhar para ela todos os dias, e verá que ela ajudará você a manter o foco e perceber onde está sua essência.
Imagem capa: Pinterest
Colunista:
Camila Martins Fernandes
CRP: 06/109118
Psicóloga Clínica. Formada pela Universidade São Judas Tadeu.
Aprimoramento Clínico na Abordagem Cognitiva pela Universidade São Judas Tadeu.
Psicopedagoga Clínica e Institucional. Formada pela Universidade Cidade de São Paulo. Atendimento no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo-SP
Contatos:
E-mail: contato@psicocamilafernandes.com
Facebook.com/psicocamilafernandes
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!