Brincadeira de criança, como é bom!


Por: Ana Rafaela Bispo da Costa 

O dia das crianças se aproxima então vamos falar do brincar?

O brincar é a atividade lúdica mais popular na vida, é sinônimo de infância.

Mesmo em tempos em que os brinquedos eram feitos de espigas de milho, areia, pedras no quintal, pano e pedaços de materiais que não eram mais usados. O que mais importava era usar a criatividade e sentir a diversão que aquele momento trazia.

Através da brincadeira é possível se divertir, aprender regras, competir, ganhar e perder. Ou seja, por trás de uma brincadeira existem vários mecanismos acionados que ajudam no desenvolvimento da criança.

Os jogos são a principal linguagem que elas utilizam e através deles são capazes de resolver problemas.

Isso mesmo!! A criança é capaz de absorver o que aprende nos jogos e aplicar em sua vida. O cérebro passa a funcionar de forma a incorporar as regras aprendidas, os desafios vivenciados, os medos, as superações, a frustração com a perda e a realização com a vitória.

Pensar em brincar com seu pequeno ao chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho se torna realmente um desafio. No mundo contemporâneo além das agendas lotadas de pais e de filhos, cada vez mais estamos conectados aos celulares, as crianças aos vídeo games e jogos online. Assim fica mais difícil brincar.

Então aqui FICA A DICA: Mesmo nesse mar de atividades, é essencial separar um tempo para brincar com as crianças. Escolha um dia na semana e reúna toda a família, separando um tempo de qualidade com seus filhos. Aliás, é certeza que esse tempo também o desligará da rotina de tarefas e preocupações e trará novas energias.

A estratégia lúdica é tão importante e eficaz, que hoje é usada não só com crianças, mas também com adultos.

A técnica utilizada para aprendizagem em adultos é conhecida como andragogia, e faz uso dos jogos e brincadeiras, estes se tornaram ferramenta essencial em cursos e treinamentos em geral. Através do lúdico notou-se que o adulto aprende melhor e absorve o conteúdo de forma mais eficaz.

Mesmo se não houver muito tempo, aqui entra aquela regra “quantidade não é qualidade”. Ou seja, é muito mais importante ter um tempo de qualidade onde toda a família esteja reunida e aproveite a brincadeira, do que tentar fazer isso todos os dias e, sem sucesso, acabar deixando de lado devido à correria.

E não é para menos que por ser esta a principal linguagem dos pequenos é tão importante incentivá-los a brincar na infância e também é esse o principal meio utilizado no consultório de psicologia. Através dessa linguagem lúdica é possível entender seus sofrimentos, medos e dificuldades, e acessar campos que verbalmente não são mostrados.

Devido a isso a terapia infantil se mostra como uma das principais ferramentas para acompanhamento de crianças com dificuldade escolar, emocional, dificuldades decorrentes de acontecimentos familiares entre outros.

Brincar faz a vida melhor. Brincar pode solucionar muitas questões ocultas e até desconhecidas. Brincar é a principal ferramenta que a criança tem de se libertar de seus medos e inseguranças. Incentive seu filho… Brinque com ele!!

Imagem capa: Stocksnap.io

Colunista:

Ana Rafaela Bispo da Costa
CRP: 06/95603

Psicóloga pela UMESP
Pós Graduada em Especialização em Informática em Saúde pela UNIFESP
trabalha no auxílio ao desenvolvimento de crianças e adolescentes e suas famílias, 
atuando na região do ABCD.
Contatos:
(11) 982172197
ana_rafaela_24@hotmail.com

Facebook: Tempo de Aprender-se
Site: tempodeaprenderse.wixsite.com/tempodeaprenderse

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s