Atitude sensual


Por: Ana Luiza F. C. Garcia

Tema batido este, não? Assunto que rola entre mulheres e homens. A sensualidade é procurada, questionada, provoca curiosidade e fascínio.

Aí a gente se pergunta de onde ela vem, de que forma se compõe, como é que se expressa pro mundo essa tal coisa de ser sensual.

Combinando meu entender pessoal (como mulher) com o profissional (psicóloga), compreendo que ser sensual tem total relação com autoestima, espontaneidade, leveza e originalidade. As roupas, acessórios, maquiagens, podem até ser coadjuvantes do panorama da sensualidade, mas JAMAIS os protagonistas. Eu adoro analogias, então vamos a uma delas: Todos os aparatos externos usados para promover a sensualidade são detalhes, assim como quando você se monta bem linda pra uma festa, seu cinto é só um plus no seu look, o que te veste mesmo é o vestido. Se sair só de vestido sem o cinto vai continuar arrumada, mas não tem como vestir o cinto e não colocar o vestido. Deu pra entender? A sensualidade é o todo, tem relação com carisma, o resto é pedacinho.

Ela se expressa no sorriso frouxo e autêntico, não naqueles lábios entreabertos meio bicudos calculadamente. Ela dá o ar da graça quando você dança de olho fechado e deixa a música te levar. Tua pegada sensual vem daquele abraço apertado, cheio de vida. Vem junto naquele jeito gentil, atencioso e, às vezes, desastrado, que só você tem.

Se alguém te der uma receita pronta de como ser sensual, fica bem atenta, difícil dar certo, gasta teu tempo com isso não. Ao invés de tentar descobrir de fora, fecha os olhos, olha pra dentro, se pergunta coisas, se toca, se entende, se observa, se conhece!

O autoconhecimento, pra mim, é uma super ponte florida entre você e a sua sensualidade. Quanto mais entende sobre si, mais fácil de ser espontânea, de parar de procurar parâmetros toda hora, parar de se comparar, parar de procurar a roupa X que parece sexy, o batom Y que disseram que deixa sensual. Ilusão amigas, isso que é… Vende sim, mas não preenche cabeça e coração, é passageiro, não vem pra ficar.

Sensualidade é sexy appeal, balangandã, charme, luz, malemolência. Mas o grande segredo é que não tem só um tipo de cada coisa, na real, cada um tem um jeito e não adianta querer copiar porque uma hora o cenário todo vai ficar forçado. E você vai ficar se sentindo vazia, sem identidade.

Faz um exercício… pensa sobre quais características te definem, o que teus amigos, amores, família mais falam sobre ti. Tipo, “ahhh isso é bem você, né? ah, isso é sua cara!” Começa a relacionar um pouco daquilo que aqueles que te conhecem, absurdamente, dizem com aquilo que concorda que seja seu mesmo. Trabalha em cima disso que já é você, pra extrair o melhor de ti, potencializar sua sensualidade em cima da tua verdade, da tua identidade, da tua marca.

Gente, já tem muito do mesmo, tem receita pronta demais, está tudo coreografado no exagero já. Vamos criar? Vamos sair do lugar comum? Deu frio na barriga e medinho de ousar? Então é bem esse caminho aí, coragem. A gente se encontra no percurso.

Um beijo e até a próxima.

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Ana Luiza F. C. Garcia
CRP 08100/87

Psicóloga formada pela PUC/PR.
Pós-graduada em Concepção sistêmica pela UP- Universidade Positivo.
Especialista em sexualidade humana pela USP.
Clínica em Curitiba/ PR, atendimento presencial e online.
Parceira do Portal sexo sem dúvida realizando
atendimentos no âmbito da sexualidade.
Pós-graduação em curso em Psicologia corporal no Instituto Reichiano.
Contatos:
Instagram – Psicóloga Ana Luiza Garcia (analuizafcg)
Facebook e Youtube – Psicóloga Ana Luiza Garcia

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s