Autoestima e Motivação Coluna Renata de Souza da Silva Rodrigues Reflexões

Apenas agradeça!

Nossa vida é feita de pequenos momentos que se unem para montar a nossa história.

Por: Renata de Souza da Silva Rodrigues

Temos vivido tempos sombrios e com quase total ausência de notícias que nos façam ter esperança. É difícil até mesmo acreditar que estamos passando por tanta violência, desesperança e falta de credibilidade de que as coisas possam melhorar. A palavra que reinou e assustou a todos em nossa sociedade foi: CRISE. Vimos muitas coisas mudarem, situações que haviam sido conquistadas em prol daqueles que mais necessitavam serem desfeitas, desemprego, desespero, choro, humilhação dos que tanto lutaram para conseguir algo melhor e mais digno na sua vida. O ano de 2017 foi difícil para “quem sofreu na pele” e para quem viu os outros sofrerem a crise.

Isso tudo nos faz pensar em desistir, desistir de acreditar que coisas boas possam acontecer, desistir de esperar dias melhores, desistir de agradecer pelos pequenos milagres que vivenciamos todos os dias. As situações ruins têm tomado conta de nossos corações e de nossas mentes, têm enterrado dentro de nós a vontade de viver de verdade, têm nos deixado cegos para as maravilhas que nos cercam e, isso, impede que possamos ser gratos. Podemos nos perguntar, mas existem motivos para sermos gratos diante de tanto caos? A minha resposta é sim, temos motivos. Mesmo cansados e desmotivados com tudo que temos visto de pior e que tem revelado como o ser humano pode ser cruel, temos motivos para agradecer.

Pare e pense em sua vida, em quantas vitórias você já teve, mesmo aquelas que são vitórias só para você! Precisamos continuar acreditando que tudo pode melhorar e, para isso, é essencial que nos apeguemos às situações boas que vivemos. Quando pensamos em gratidão, muitas vezes, tentamos lembrar de grandes conquistas visíveis para todos, mas a gratidão pode ser algo que só você saiba e que teve muito significado na sua vida. Pode ser por momentos comuns que nos trazem felicidade. Não esqueça, nossa vida é feita de pequenos momentos que se unem para montar a nossa história. Alguns acreditam que só devemos agradecer quando algo extraordinário e bom acontece, entretanto, ser grato em situações simples ou mesmo ruins nos faz enxergar de forma diferente o que está acontecendo, nos faz ter esperança.

Que tal exercitar a gratidão, mesmo no contexto ruim que temos vivido, e experimentar enxergar a esperança? Minha proposta é que seja feita uma lista de gratidão. Liste desde o que você considera como pequenas vitórias até o que você considera suas maiores vitórias. Não vou definir a quantidade de itens da sua lista e nem de que mês ou ano seriam esses motivos de gratidão. A lista é toda sua, faça com os itens que vierem à sua mente, a quantidade que conseguir lembrar, os motivos simples ou extraordinários que te fizerem sorrir e lembrar de momentos que você pode agradecer. Faça uma retrospectiva de gratidão da sua vida e, apenas, agradeça!

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Renata de Souza da Silva Rodrigues
CRP 05/48142

Psicóloga, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ.
Atende no Rio de Janeiro oferecendo atendimento clínico e
orientação profissional para adolescentes, jovens e adultos.
Uma das idealizadoras da Fanpage e Projeto Multiplica Psi.
Contatos:
E-mail: renata.rodrigues.psi@gmail.com
Facebook.com/multiplicapsi

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s