Coluna Camila Martins Fernandes Psicologia e Crianças Psicologia e Família

A importância da rotina na vida da criança

Rotina não é só criar horário para tudo, rotina é mostrar à criança a importância das atividades cotidianas.

Por: Camila Martins Fernandes

Engana-se quem pensa que a rotina da criança tem que ser apenas ir à escola.
Criança também pode, dependendo da idade, fazer alguma atividade física, aprender um novo idioma e ajudar nas tarefas de casa.
Você primeiramente precisa ter em mente que é você – pai, mãe, família – responsável pela educação de seus filhos. Caráter e educação vêm de casa, não vem da escola, nem de outros lugares.

Criança precisa de limites e precisa aprender isso desde cedo, fazendo parte da rotina diária. Se não aprender com os limites, seus filhos crescem e poderão ter problemas na escola, com professores e com os colegas e na sociedade como um todo.
Uma bela maneira de começar a introduzir a rotina na vida das crianças é sabendo dizer não. Depois, é necessário definir horários para as crianças. Com horários determinados para cada atividade, elas terão tempo para fazer tudo o que desejam, para os momentos de lazer e também para as tarefas necessárias.
É preciso ter hora para as refeições, hora para dormir, horário para fazer a lição de casa, e você, adulto, inclua-se nesses horários, encontrando tempo para brincar com seus filhos.

Passar um tempo com os filhos, brincando com eles, é um ótimo investimento na rotina e na vida da família. Brincar não é perder tempo. Sei que trabalhamos e temos inúmeras atividades para fazer quando chegamos em casa, mas quando brincamos com nossos filhos, temos a chance de viver bons momentos com eles, ajudando e estimulando-os com a criatividade e também conhecendo mais seus gostos.
Outro jeito de criar uma boa rotina, é aprender a ouvir mais seus filhos. Temos que ter em mente que os tempos são outros, e diálogo, mais do que nunca é a base de tudo. Ouça os medos e anseios deles, isso ajuda a criar uma relação de confiança.

Dê autonomia e responsabilidade aos seus filhos, eles podem ajudar desde cedo, seja guardando os brinquedos ou retirando a mesa do jantar e até outras tarefas, dependendo da idade.
Sei que você deve estar se questionando o que essas regras acima têm a ver com a rotina, e eu te digo que tem tudo a ver.
Rotina não é só criar horário para tudo, rotina é mostrar à criança a importância das atividades cotidianas. É fazê-la entender que no mundo há regras, geralmente piores do que as que tentamos colocar em prática. Ensinar respeito e amor é uma das mais belas rotinas que podemos criar. Em um mundo tão corrido, parar e mostrar amor e respeito pode fazer toda a diferença na vida de uma criança.

E é por isso a necessidade de rotina, para a criança entender que tudo tem um tempo, aprender a respeitar o espaço do outro, a vontade do outro, e isso você consegue mostrar aos seus filhos nos pequenos gestos do dia a dia.

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Camila Martins Fernandes 
CRP: 06/109118

Psicóloga Clínica. Formada pela Universidade São Judas Tadeu. 
Aprimoramento Clínico na Abordagem Cognitiva pela Universidade São Judas Tadeu.
Psicopedagoga Clínica e Institucional. Formada pela Universidade Cidade de São Paulo. Atendimento no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo-SP 
Contatos: 
E-mail: contato@psicocamilafernandes.com 
Facebook.com/psicocamilafernandes

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

um comentário

  1. Amo esse texto muito extraordinário, porque me lembra que quando era menino, fazia as tarefas domésticas na casa com ajuda de minha mãe, pois ela soube dar me um valor: respeito por mim. Hoje sou casado e sempre ajudando muito a minha esposa nas tarefas domésticas. Claro que a base de ouro da família é educar os filhos para tornar-se educados diante do mundo onde há regras necessárias. Assim, estes filhos podem tornar-se adultos muito exemplares. Mas esse assunto é muito importante para que nós coloquemos a vida na prática. Autora Camila. Parabéns!!!!

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s