Reflexões

O valor do tempo

Melhorar a qualidade de vida e definir quais são as verdadeiras prioridades.

Por: Érica Alves Costa Lopes

O tempo é um bem precioso. E infelizmente anda ignorado nos dias de hoje. A maioria das pessoas apenas sobrevive, atropelando o tempo dia e noite. E a maior reclamação de todos – “não tenho tempo” – é ouvida constantemente. E a sensação é de fracasso e esgotamento físico e mental.
É necessário entender o verdadeiro motivo pelo qual se perde tanto tempo diariamente, e tantas outras coisas consideradas importantes ficam por fazer, por falta de tempo. Melhorar a qualidade de vida e definir quais são as verdadeiras prioridades. Esse é o desafio atual para as pessoas consideradas bem sucedidas.

Uma das coisas que se deve fazer para começar a organizar melhor o seu tempo é incluir a disciplina nas suas tarefas diárias. É importante que você se organize e saiba que cada coisa tem sua devida hora para ser realizada. Se você é uma pessoa muito atarefada, crie uma planilha, ou agenda, e faça um esforço para manter-se sempre dentro do tempo determinado para cada tarefa.
Pode parecer bem fácil, mas não é. O mundo de hoje é cheio de estímulos e as pessoas acabam não conseguindo manter a disciplina porque se distraem com facilidade. Mas é um esforço que valerá a pena. E mesmo que no início você não consiga cumprir todas as coisas que planejou, amanhã recomece.

Claro que o trabalho consome grande parte do nosso tempo, e não dá para viver sem ele. Mas lembre-se que não se deve trabalhar em tempo integral. Então, desligue o celular quando chegar em casa, e evite levar serviço para fazer à noite. Naquele momento, é necessário o descanso e o convívio familiar.
Claro que existem profissões que exigem atenção especial, como por exemplo os médicos plantonistas, que precisam manter-se conectados 24 horas. Mas se você não se encaixa nessa situação, desligue-se do trabalho e comece a viver.

E lembre-se que é importante movimentar-se sempre. Nossa vida deve ser vivida com intensidade. Então, nunca fique sem fazer nada. Ainda que esteja desempregado ou durante suas férias, ocupe-se. Aproveite esse tempo descompromissado para se comprometer com atividades prazerosas. Pode ser um bom livro, um curso online, ouvir uma música agradável, fazer uma receita nova na cozinha. Não importa com qual atividade você se identifica, mas faça. Ficar “matando o tempo” pode levar você a se sentir realmente sem energia, sem ânimo para a vida.
E isso não inclui o descanso. É importante que tenhamos tempo para descansar. Mesmo que pareça estar perdendo tempo, o descanso é essencial para a manutenção da nossa saúde. Na verdade, o descanso entra como uma de suas atividades.

O uso do tempo necessita responsabilidade. Não se deve desperdiçá-lo de forma inútil. Para isso faça uma análise do que é realmente importante para você. Priorizar é um grande segredo para se aproveitar o tempo. Os dias de hoje são invadidos pelo URGENTE. Essa palavra está perdendo sua real força pela banalidade que está sendo usada. Reflita: o que realmente é urgente? E aí, organize-se e priorize.
Mas se para você ainda parece uma tarefa difícil, se ainda está se perguntando o que precisa fazer para dar conta de todas as atividades do seu cotidiano, você precisa refletir e se adequar à disciplina. É possível sim fazer várias atividades diferentes durante o dia com excelência e alcançar o sucesso. Mas sem a disciplina você não irá conseguir. Mesmo que ela pareça uma vilã para você, é com ela que se chega ao topo. Esse é um segredo dos grandes e bem sucedidos.

Administrar o tempo é como administrar qualquer empresa. É de fundamental importância para um resultado positivo. Você precisa separar o tempo de acordo com o local em que está. No trabalho, concentre-se. Em casa, dê atenção à família. É estudante, dedique-se. Cada coisa deve seguir um ritmo e ter um tempo destinado a ela. E a tarefa deve ser realizada com determinação. Assim, haverá tempo para fazer várias coisas e todas serão bem sucedidas.
Mas fique atento: a internet nos rouba um tempo precioso. Claro que no mundo globalizado ela é a atriz principal. Hoje o mundo inteiro ficaria paralisado sem ela. E não dá mais para trabalhar e viver sem a internet. Mas devemos pensar no que realmente é útil e necessário.
Desligar-se de grupos sociais e bate-papos pode ajudá-lo a produzir mais durante o horário de trabalho, por exemplo. E você pode aproveitá-los nas horas vagas, como nos fins de semana ou à noite. E lembre que o melhor jeito de se socializar é com as pessoas que estão com você. Não adianta conversar horas com a amiga distante e deixar de brincar com seu filho. Prioridade e discernimento são necessários nessas horas.

É muito fácil dispersar-se. Muitas situações cotidianas e até mesmo nosso próprio pensamento nos dispersam, atrapalhando todo o rendimento. Por isso é tão importante realizar uma tarefa de cada vez. Alguns trabalhos requerem várias ações durante um curto espaço de tempo, mas se você conta-los como apenas uma atividade, ela se tornará única e você verá que conseguiu cumprir sua meta.
E se você apresenta um perfil para procrastinação, ou seja, deixar sempre para fazer depois, precisa começar a agir e deixar por escrito, em local visível, cada uma das atividades que devem ser realizadas diariamente. E certificar-se de que todas elas foram cumpridas. Nunca coloque muitas metas, ou muito difíceis de serem cumpridas, principalmente no início. E se o seu caso é crônico, procure ajuda de um profissional para auxiliá-lo com a rotina diária.

Para alcançar a produtividade é importante que seu tempo seja bem administrado. Não basta apenas se programar, organizar tudo em planilhas e agendas. É importante que você realmente se envolva e se dedique às coisas essenciais para a sua vida. Faça um bom uso do seu tempo.

Imagem capa: Pexels

Érica Alves Costa Lopes
CRP/MG 29556

Psicóloga Clínica – Abordagem Comportamental
Especialista em Psicopedagogia
Formada e Pós Graduada pela UNIVALE (Universidade Vale do Rio Doce)
Atendimento em Governador Valadares/MG,
na Prefeitura de Alpercata/MG e na Cidade de Iapu/MG

Contato:
33.98431.7416

dedesenvolvimentoespaco@gmail.com
http://www.espaçodedesenvolvimento.com

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s